Em meio ao contínuo inverno cripto, a maioria dos investidores está procurando indicadores e padrões para orientar sua entrada e saída do mercado enquanto tentam maximizar os lucros. Um dos padrões monitorados é a temporada de moedas alternativas, conhecidas como altcoins, com indicadores sugerindo que este período pode estar perto.
Em particular, a partir de 19 de setembro, 69% das 50 principais moedas ultrapassaram o desempenho do Bitcoin (BTC) nos últimos 90 dias, destacando que a ‘altcoin season’ é uma possibilidade, de acordo com os dados do Blockchain Center.

De acordo com o índice, uma altcoin season é declarada uma vez que 75% das 50 principais moedas têm melhor desempenho que o Bitcoin em três meses (90 dias). As moedas apresentadas excluem as stablecoins e as criptomoedas com garantia de ativos.
Bitcoin registra retornos negativos
Entre as 50 principais moedas, o LIDO (LDO) é a altcoin de maior desempenho, com 222,4% em 90 dias, seguido pelo Chiliz (CHZ), token que alimenta a plataforma de votação Socios.com, com 154,6%.
O Bitcoin registrou perdas de 6,6% durante o período.

Vale notar que a “temporada de altcoins” se refere a uma fase no mercado de criptomoedas quando as altcoins superam o desempenho do Bitcoin. Entretanto, isto não se traduz em lucros garantidos devido a fatores como a volatilidade do mercado. Portanto, a temporada oferece uma oportunidade para os investidores diversificarem suas carteiras.
Na maioria dos casos, as altcoins geralmente têm um melhor desempenho durante um mercado de altas. Portanto, um número significativo de altcoins com desempenho superior ao do Bitcoin pode sugerir uma potencial recuperação para ambos os ativos.
Ao mesmo tempo, as altcoin seasons anteriores coincidiram com as Bitcoin seasons registrando um alto domínio do mercado. Na maioria dos casos, a temporada de altcoins é caracterizada por investidores que movem seu capital do Bitcoin para outros ativos.
Neste caso, a possibilidade de uma altcoin season é potencialmente exibida pelo domínio do mercado do Bitcoin, que vem diminuindo nos últimos dias à medida que o capital fluía para outros produtos. Segundo dados do CoinMarketCap, a dominância do Bitcoin é de 39,3%.

Além disso, como os investidores monitoram sinais potenciais de uma temporada de altcoins, a ênfase é colocada no tempo correto de entrada e saída. Notavelmente, a entrada ou saída tardia geralmente espalha os riscos nas estratégias comerciais.
Enquanto isso, o Bitcoin continua a lutar, consolidando-se em torno do nível de $20.000 dólares. No momento da redação, a principal criptomoeda estava sendo negociada a $19.185, com perdas de quase 7% nas últimas 24 horas.
Leia mais: