No dia 31 de dezembro de 2020, um novo estudo sobre o estilo de escrita e uso de expressões de Satoshi Nakamoto foi publicado. A nova análise mostra que a grafia de Satoshi e as palavras americanas e britânicas indicam que o estilo do criador do Bitcoin era muito inconsistente e cheio de erros ortográficos. Após a publicação do estudo, discussões se iniciaram no Reddit, com alguns usuários tentando censurar a publicação.
A pesquisa sugere que as inconsistências podem ter sido feitas propositalmente e possivelmente fizeram parte da segurança das operações do inventor.
Um olhar mais atento sobre Satoshi
Um dos maiores mistérios no meio das criptomoedas é a identidade de Satoshi Nakamoto, o homem, mulher ou grupo que criou o bitcoin. Nos últimos 12 anos, as pessoas dedicaram muito tempo à busca pela localização do idealizador do Bitcoin com base nos padrões de escrita e as muitas mensagens que ele escreveu antes de deixar a comunidade.
Na véspera de 2021, um estudo publicado no site ungeared.com intitulado “A Estranha História das Escolhas Ortográficas de Satoshi Nakamoto: Parte 1”, um estudo que examina o mistério de Satoshi Nakamoto.
Os pesquisadores do Ungeared examinaram o estilo de escrita, erros de ortografia e utilização de expressões americanas e britânicas nas mensagens de Satoshi.
“Decidimos submeter os escritos conhecidos de Satoshi (e-mails, postagens e o white paper do Bitcoin) a uma análise estatística mais rigorosa”, explicaram os pesquisadores. “Na primeira parte do estudo, examinamos seu padrão de grafia.” O autor acrescenta:
A grafia de Satoshi era inconsistente nas escolhas entre inglês Americano vs. Britânico

O relatório enfatiza que o foco na ortografia é uma “abordagem mais matemática e objetiva e também menos demorada”. Os pesquisadores vasculharam todas as palavras de Satoshi e identificaram vários exemplos interessantes.
“Conseguirmos identificar 108 dessas ocorrências. A distribuição dessas 108 ocorrências é a seguinte:
Americano – 52,
Britânico – 35,
Erros ortográficos – 21.”
Houve também vários casos em que Satoshi usou normas ortográficas alternativas no mesmo dia e às vezes, até no mesmo e-mail.
O relatório descobriu que, desde o início, a grafia de Satoshi era ‘inconsistente’. Por exemplo, o autor observa como o white paper do inventor do Bitcoin escreve a palavra ‘favour’. No entanto, no final do artigo Satoshi usou o sinônimo em inglês americano ‘characterised.’
Não há padrão aparente nas escolhas gráficas de Satoshi. […] Além disso, às vezes, Satoshi escolhia normas de grafia diferentes para a mesma palavra (ou palavras pertencentes ao mesmo grupo).
Foi tudo planejado?
O estudo resumiu todas as ocorrências em que Satoshi alternou entre diferentes técnicas de grafia e encontrou seis outros dias com essas ocorrências, além do white paper. O estudo da Ungeared destaca o caso em que Satoshi escolheu usar a palavra “optimization” e, no mesmo dia, escreveu “optimisation”. Além disso, o artigo discute os padrões de grafia americano e britânico durante dias específicos da semana.
Enquanto segundas, quartas e sábados são dominados pela grafia americana, terças, sextas e domingos são divididos mais ou menos igualmente entre os dois e, finalmente, e às quintas, o inglês britânico prevalece”, afirma o autor. “Embora não esteja claro quais conclusões podem ser tiradas disso, pois isso também pode ser aleatório. Também podemos ver claramente que as segundas-feiras eram de longe os dias mais movimentados da semana para Satoshi, seguidas das terças-feiras preguiçosas.

“É possível que isso fizesse parte do plano o tempo todo – nos tirar de seu rastro com a grafia irregular”, conclui o estudo. “Outra é que a equipe do Satoshi era formada por vários membros da equipe que estavam acostumados a diferentes versões da língua inglesa. Ou talvez Satoshi fosse multicultural, alguém que morou em diferentes partes do mundo de língua inglesa – ou, por exemplo, apenas alguém que nasceu no Reino Unido e depois trabalhou como programador para uma empresa centrada nos Estados Unidos. E, finalmente, é possível que um dos ingleses fizesse parte de sua segurança operacional, mas Satoshi era inconsistente.”
Confusão no Reddit
Outro fato interessante sobre esta história, é que moderadores do fórum do Reddit r/bitcoin decidiram remover uma postagem sobre o estudo publicado pela Ungeared. Parece que o ex-desenvolvedor de software da Blockstream e desenvolvedor do Bitcoin, Greg Maxwell, conhecido como “nullc” no Reddit, não gostou do estudo por algum motivo. Após algum debate, Maxwell pediu para o moderador “fazer algo”. Rapidamente a postagem foi retirada.
Maxwell acusou o pesquisador de pseudônimo Ungeared de hipocrisia dizendo:
Você guarda sua privacidade enquanto tenta negá-la a outra pessoa. Enquanto isso, pelo que eu sei, você nunca fez nada de bom para o mundo e ainda está tentando influenciá-lo, então acho que o criador do bitcoin merece muito mais sua privacidade do que você, comentou o desenvolvedor do Bitcoin Core.
“Acho que ele ficou frustrado por não conseguir vencer um debate intelectual, então ele fez o que eles fazem de melhor – censurar e bloquear”, disse o pesquisador à News.Bitcoin.com.
“Na segunda parte do estudo, aplicaremos uma ‘abordagem de informações para disputas de autoria literária’ desenvolvida por Dr. Albert Yang e comparar com os textos de candidatos populares à Satoshi para ver se isso pode ajudar a identificar o homem ou os homens que criaram o Bitcoin”.
“Dr. Yang conseguiu aplicá-lo [o método] com sucesso a casos distintos como a atribuição de romances chineses do século 18, peças de Shakespeare e artigos Federalistas.”
O que você pensa sobre isso tudo? Seria mesmo possível identificar Satoshi através de um estudo mais aprofundado? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Coinbase, Kraken e Mercado Bitcoin saem do ar enquanto BTC atinge ATH