Separados por uma variável, os apoiadores do Bitcoin e do Bitcoin Cash se uniram contra reivindicações de direitos autorais sobre o White Paper do Bitcoin.
Craig Wright, auto-proclamado criador do Bitcoin, requereu a retirada do White Paper da criptomoeda dos sites Bitcoin.org e Bitcoincore.org. Craig, já desmascarado pelo Wikileaks, tenta se passar por Satoshi Nakamoto sem dar nenhum prova desde 2016. Para Wright, o direito autoral do paper é dele e os dois sites estariam infringindo sua propriedade intelectual.
Devs do Bitcoin Core obedecem Craig Wright
Wladimir J. van der Laan, atual chefe de desenvolvimento do cliente Bitcoin Core (que hoje é responsável por 98% dos nodes), obedeceu Craig e removeu prontamente o White Paper do site bitcoincore.org – local onde as atualizações do cliente são lançadas.
“O status de licenciamento deste arquivo não está claro. Ele pode ser encontrado em lugares suficientes até agora, e como este site é sobre o Bitcoin Core (uma implementação específica), não sobre Bitcoin em geral, o whitepaper não precisa necessariamente ser hospedado aqui.
A menos que alguém possa apontar para um lugar explícito onde Satoshi licenciou-o sob uma licença gratuita, legalmente é mais seguro removê-lo do site bitcoin-core.org.” disse Wladimir J que rapidamente tirou o documento do ar.
“ Bitcoin Cashers” e Bitcoiners em defesa do paper
Entretanto, nem todos abaixaram a cabeça. Cobra, apoiador do Bitcoin Cash e responsável pelo site Bitcoin.org afirmou que não irá retirar o White Paper do Bitcoin do ar.
“Infelizmente, sem nos consultar, os desenvolvedores do Bitcoin Core se esforçaram para remover o whitepaper do Bitcoin de bitcoincore.org, em resposta a essas alegações de violação de direitos autorais, dando credibilidade a essas falsas alegações”, disse Cobra, um dos mais antigos bitcoiners.
Riccardo Spagni, bitcoiner e ex-desenvolvedor da moeda Monero, criou um site próprio para disponibilizar o paper, assim como James Lopp. Roger Ver, também conhecido como Jesus do Bitcoin, apoiou a iniciativa e se uniu a Cobra ao não retirar o White Paper do seu domínio Bitcoin.com.
https://t.co/lTNzcPnRZf pic.twitter.com/iljhGiuChT
— Riccardo Spagni (@fluffypony) January 21, 2021
“O whitepaper Bitcoin foi incluído nos arquivos originais do projeto Bitcoin com o projeto claramente publicado sob a licença do MIT por Satoshi Nakamoto. Acreditamos que não há dúvida de que temos o direito legal de hospedar o whitepaper Bitcoin. Além disso, Satoshi Nakamoto tem uma chave pública PGP conhecida, portanto é criptograficamente possível para alguém verificar-se como Satoshi Nakamoto. Infelizmente, Craig não foi capaz de fazer isso.” afirmou um comunicado no site Bitcoin.org.
A licença do MIT permite o uso irrestrito do paper, sem direitos autorais e, portanto, a tentativa de Craig não tem base legal.