Parece que uma das pessoas que mais clamavam ser Satoshi Nakamoto foi desmascarada pelo Wikileaks e pelo escritor Toju Ometorua.

Craig Wright, é o fundador da empresa de pesquisa NChain e líder da criptomoeda Bitcoin Cash Satoshi Vision (um fork do Bitcoin Cash), ele sempre foi uma pessoa controversa no universo de criptomoedas.

Essa controvérsia começou com a alegação de que ele era, na verdade, Satoshi Nakamoto, o inventor anônimo do Bitcoin.

Depois de anos fazendo essa afirmação, novas evidências parecem sugerir o que muitos já sabiam – Craig Wright mentiu e ele não é o verdadeiro Satoshi Nakamoto.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Para provar sua ousada afirmação de ser Satoshi, Wright divulgou um resumo de um trabalho de pesquisa chamado “Rede Negra” que ele supostamente escreveu para o governo australiano em 2001.

Este resumo é idêntico ao whitepaper Bitcoin de Satoshi Nakamoto publicado em outubro de 2008.

Mas parece que Craig não tomou os cuidados de pesquisas necessários!

O que ele não sabia era que o verdadeiro Satoshi Nakamoto tinha publicado um rascunho do seu trabalho, que foi enviado por email para o criptográfo Wei Dai.

Do original para o rascunho, Satoshi fez algumas modificações (veja abaixo):

Fonte – http://www.gwern.net/docs/bitcoin/2008-nakamoto

Craig Wright esqueceu de fazer essas alterações e simplesmente copiou a última versão do trabalho de Satoshi, que só foi ao ar no dia 31 de outubro de 2008.

As evidências são claras:

Logo, se Craig Wright afirma ter escrito o paper em 2001, por que ele contém as mesmas correções feitas entre as versões de agosto e outubro?

Anteriormente, Craig tinha publicado uma assinatura duplicada de Satoshi Nakamoto, dizendo que tinha uma prova matemática que era o criador do Bitcoin. Pouco tempo depois ele foi desmascarado novamente.

. As razões para querer alegar ser Satoshi são óbvias – fama e respeito de todos os membros da comunidade de criptomoedas e da indústria de tecnologia em geral. Wright só divulgou essa nova “evidência” em 10 de fevereiro. Se ele era Satoshi e sua evidência era crível, por quais motivos ele demorou tanto para mostrá-la ao público??

O maior motivo para tentar forjar algo desse tipo seria tentar aumentar o preço do Bitcoin SV, sua versão do bitcoin. Hoje ela vale menos que o Bitcoin Cash ABC e que o verdadeiro Bitcoin.

Podemos concluir que Craig publicou falas evidências para tentar estabelecer legitimidade. Mas mais uma vez ele foi pego.

Apesar de ter um grande conhecimento sobre criptomoedas e blockchain, Craig não é o criador do Bitcoin. No máximo ele pode ser descrito como “o Madoff do Bitcoin”.

Texto adaptado do escritor Toju Ometorua.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!