Breaking News  
“Bitcoin Core”x”Bitcoin Cash” – Resiliência ou eficiência, quem vai sobreviver? Bitcoin

“Bitcoin Core”x”Bitcoin Cash” – Resiliência ou eficiência, quem vai sobreviver?

Em quem apostar? Bitcoin ou Bitcoin Cash?

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Para quem não participa da comunidade de criptomoedas pode ser difícil diferenciar o Bitcoin do Bitcoin Cash. Não se preocupe, isso não é culpa sua e se esse for o caso, veja nossa análise sobre o Bitcoin Cash:

Avaliação de criptomoedas: Bitcoin Cash

Àqueles que sabem a diferença, talvez não vejam além de um detalhe técnico, um simples aumento do tamanho de um bloco, posso garantir que a divisão da comunidade foi por um fator muito mais filosófico do que técnico. É isso que vou mostrar agora.

Como nasce o Bitcoin?

Antes de entrar na discussão Bitcoin x Bitcoin Cash, precisamos entender o cenário no qual o Bitcoin nasce.

O Bitcoin é concebido em 2009, em plena crise financeira global, o terremoto da crise de 2008 ainda abalava as grandes estruturas do capitalismo. Enquanto isso um tsunami engolia os pobres sobreviventes da crise imobiliária.

Os que sobreviveram sequer receberam auxílios, os pagadores de impostos ficaram com a conta provocada pelos seus algozes, grandes bancos e o próprio Estado.

Em suma, os bancos saíram lucrando mais uma vez, enquanto o povo pagou toda a conta.

Como isso aconteceu?

A tragédia de 2008 é fruto de um longo processo histórico. O que é chamado hoje de reserva fracionária e os elementos que a circundam são frutos da necessidade dos Estados de se manterem em constante guerra.

O primeiro resquício  do sistema atual pode ser traçado até a Suécia do século XVII, quando o Bank of the Estates of the Realm recebeu autorização do governo para emitir mais notas do que tinha em ouro, pois a coroa precisava de dinheiro urgente para uma entrar em uma guerra contra a Dinamarca. Esse é o mesmo motivo pelo qual o Banco Central dos Estados Unidos (FED) surgiu, para financiar as diversas guerras norte-americanas.

Saiba mais sobre a história do FED e do dólar:

O dólar é uma fraude?

O sistema bancário desde seu princípio  tem suas mãos sujas em guerras e sangue. São mais de 400 anos utilizando as mesmas ideias. Como poderíamos nos livrar delas?

Governo dos Estados Unidos incapaz de lidar com o Bitcoin?

Agora chegamos no ponto principal do texto, a hora que nos livramos do sistema atual para uma era de prosperidade e riquezas, certo? Ehhh, talvez.

Assim como a democracia tirou a coroa dos reis, o Bitcoin tirou o dinheiro das mãos do Estado.

Mas para se livrar dos reis a população precisou ser extremamente resiliente. O mesmo se aplica ao Bitcoin, em 2010 quando o governo dos Estados Unidos, o mesmo que levantou o FED por duas vezes para criar guerras, bloqueou qualquer tipo de pagamento para o Wikileaks, em uma ação de censura global jamais vista na história da humanidade.

Estados Unidos adicionam endereços de Bitcoin à sua lista negra

Sem dinheiro a instituição de investigação jornalística não poderia manter seus servidores e portanto não mostraria os crimes do governo do Tio Sam.

Milhares de pessoas levantaram seus servidores para espelhar os arquivos do Wikileaks, foi nesse episódio que comecei a me interessar por tecnologia, queria espelhar os arquivos e ajudar o Assange.

Ao mesmo tempo que alguns espelhavam os arquivos proibidos, outros faziam doações de uma moeda desconhecida, um tal de Bitcoin.  Lembro que naquela época eu me perguntava, como é possível um governo quase onipotente não conseguir parar uma moeda digital? O governo norte-americano estava sendo posto de joelhos por um grupo de nerds ativistas, como isso é possível?

É aqui que jaz nossa pergunta….

Bitcoin x Bitcoin Cash?

Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin como um sistema extremamente resiliente. O que é ser “extremamente resiliente”?

Segundo o grande economista Bernard Lietar a resiliência  é “ a habilidade de lidar com mudanças e preservar sua integridade “. Em uma rede P2P (pessoa para pessoa), a pedra fundamental dessa rede são os nodes, pessoas que replicam o conteúdo, tornando- a diversa e cada vez mais interconectada.

Por outro lado, há sistemas extremamente eficientes mas pouco resilientes. São duas forças opostas que estão presentes no sistema financeiro e na natureza.

Peguemos o exemplo do Panda, o urso mais eficiente em comer bamboo. Sua eficiência é trocada pela completa falta de resiliência, ele não consegue sobreviver fora de seu minúsculo habitat, falta-lhe também interconectividade com todo o resto que o ecossistema pode lhe prover.

A eficiência é a capacidade de processar um determinado número de ações em uma determinada unidade de tempo. Quanto maior essa capacidade, logo, mais eficiente é o sistema.

Essa troca entre eficiência e resiliência é visível no Bitcoin e foi isso que gerou a separação entre Bitcoin e Bitcoin Cash.

Businessman x “Devsman”

Bitcoin Cash (BCH) comemora 1 ano desde sua independência

Nessa disputa temos dois atores, o primeiro é o grande investidor do mundo das criptomoedas, ele é o espírito empresarial libertário que deu suporte aos primeiros empreendedores, o nome dele é Roger Ver.

Roger representa o mercado, ele quer ver o Bitcoin ser adotado em todos os lugares o mais rápido possível. Para isso acontecer é necessário sacrificar alguns nodes da rede, tornando o Bitcoin menos resiliente e mais eficiente (na nossa definição de eficiência).

Para Ver, a resiliência do Bitcoin iria aumentar conforme mais usuários começassem a usar a criptomoeda, seria um efeito de rede.

Do outro lado temos um grupo de desenvolvedores, a ideia deles é manter o bitcoin extremamente resiliente, mas para isso eles tiveram que deixar o btc sofrer com uma tremenda falta de eficiência em um período de forte adoção, causando todo tipo de problemas para o usuário final.

Para os devs, a eficiência aumentará em um processo cuidadoso e bem feito.

Quem vai sobreviver?

Se você leu o texto até aqui, provavelmente já escolheu um lado.

Seja qual lado tenha escolhido, você escolheu o correto. Nessa nova era, você é o banco, o regulador e o governo.  As pessoas vão decidir qual Bitcoin elas querem, eu conheci o Bitcoin por sua capacidade de resistir, por isso tendo a apostar no “Bitcoin Core”.

Entretanto, sei que ambas as comunidades estão sofrendo com a perseguição dos antigos reis do dinheiro. Enquanto discutimos qual é o melhor, o diretor da Febraban nos chama de pirâmide. Ele proíbe a entrada de representantes do dinheiro do povo em suas conferências e fecha as contas de quem usa Bitcoin.

O blockchain é essa estrutura cervical que mantém a resiliência do Bitcoin, ele é a peça chave que protege todo o ecossistema.

Saiba também sobre a “guerra de hashs” entre o Bitcoin Cash e o seu fork, o Bitcoin SV:

A Guerra dos Tronos do Bitcoin Cash – Saiba tudo sobre o fork

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.