Breaking News  
A Guerra dos Tronos do Bitcoin Cash – Saiba tudo sobre o fork Altcoins

A Guerra dos Tronos do Bitcoin Cash – Saiba tudo sobre o fork

Quem é o verdadeiro herdeiro de Satoshi?

Neto Guaraci
Neto Guaraci

O comando e o futuro da 4° criptomoeda mais valiosa do mercado está em disputa, no dia 15 de novembro o Bitcoin Cash irá se dividir, saiba de qual lado ficar e como se preparar.

Para os novos leitores, o Bitcoin Cash é uma implementação diferente do Bitcoin.

Saiba mais sobre essa saga no artigo abaixo:

Avaliação de criptomoedas: Bitcoin Cash

Depois de 1 ano da separação entre Bitcoin e Bitcoin Cash, mais uma vez a comunidade dessa criptomoeda se vê indecisa sobre a futura implementação do software, mas a indecisão vai além do código, é também uma luta por controle. Uma Guerra dos Tronos pelo Bitcoin Cash.

Bitcoin ABC x nChain x Unlimited

Qual a verdadeira visão de Satoshi? Qual “Bitcoin” é o herdeiro legítimo?

No campo de batalha está o autoproclamado “Satoshi Nakamoto”, Craig Wright, com sua empresa nChain. Do outro lado, vemos a antiga parceria entre o Jesus do Bitcoin e a polêmica Bitmain (empresa dominante no mercado de mineração).

Craig Wright defende a versão do código chamada Satoshi Vision, nela os blocos do bitcoin seriam aumentados para 128 MB.

A proposta de Roger Ver apenas adicionarias os chamados “opcodes”, facilitando a criação de “atomic swaps”, uma tecnologia que permite a troca entre criptomoedas sem a necessidade de confiar em uma corretora de criptomoedas. Para a implementação dessa proposta se tornar realidade um hardfork irá acontecer.

Uma terceira alternativa é o grupo chamado Bitcoin Unlimited (BU), nessa proposta de upgrade os mineradores podem escolher o tamanho do bloco a ser minerado. Além disso, os desenvolvedores teriam uma porcentagem fixa de votação em futuros upgrades.

Veja como está a batalha para conquistar o apoio dos nodes:

Bitcoin Cash node
Fonte: coindance.com

 

A única agrande exchange que permite a aposta em um dos ativos, a Poloniex, está mostrando a vitória do Bitcoin Cash ABC.

Atualmente o BCHABC está sendo cotado a 0,06 bitcoins, enquanto o BCHSV vale apenas 0,02 bitcoins.

“Há zero chance de ambos sobreviverem”

Craig defende a completa aniquilação de outros projetos, ele quer fazer isso utilizando um ataque de 51% em redes dissidentes. Ele quer a união das diferentes implementações do Bitcoin pela força.

Mas isso pode mudar, a Bitmain pretende lançar milhares de Antminers S15 e T15, novas versões comerciais de computadores específicos para mineração de Bitcoin/Bitcoin Cash.

O conflito foi escalando e se transformou em uma guerra de Tweets, Craig inclusive afirmou que “não haverá traço da existência do Bitcoin ABC”

O que fazer no dia do fork?

Essa divisão entre os membros da comunidade do Bitcoin Cash vai gerar um grande problema para os usuários que quiserem usar as duas cadeias (Bitcoin Cash e Bitcoin SV).

A primeira coisa a fazer no dia do fork é manter suas moedas em uma carteira pessoal, dessas forma será possível resgatá-las independente da vontade de terceiros.

Há ainda a possibilidade de manter suas moedas na exchange, entretanto se informe sobre quais forks ela dará suporte e se eles serão creditados automaticamente na sua conta.

Nenhum dos times de desenvolvimento reconhece a legitimidade do outro projeto, por isso, nenhum deles irá implementar a proteção contra replay-attacks.

Proteja-se contra replay attack

O Replay attack acontece quando alguns detalhes transacionais de uma cadeia de blocos é usada em outra cadeia semelhante.

Funciona assim, você faz uma transação no blockchain do Bitcoin Cash, essa transação poderá ser usada para no blockchain do Bitcoin SV para mover suas moedas sem sua permissão.

A dica para quem quer manter as duas moedas sem correr riscos é simples, não faça transações até a poeira abaixar. Para aqueles que querem apenas transacionar em uma cadeia, então será necessário fazer o upgrade de software (Bitcoin Cash), depois escolher o fork e então transferir os fundos para outro endereço.

Quem sairá vencedor?

Se o fork do Bitcoin SV acontecer, é pouco provável que ele saia vencedor. O mercado está apostando fortemente no hardfork do Bitcoin Cash ABC.

Essa implementação conta também com o apoio de grandes empresas e nomes do mercado, Vitalik (cirador do Ethereum), Roger Ver e a própria Bitmain são alguns desses nomes.

É possível que ambos continuem e se estabeleçam no mercado? Sim, entretanto, assim como aconteceu com a disputa entre Bitcoin e Bitcoin Cash, temos apenas um lugar no trono.

Quem vencerá essa Guerra dos Tronos?

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.