Breaking News  
Quem é Satoshi Nakamoto? Bitcoin

Quem é Satoshi Nakamoto?

Descubra quem são os principais suspeitos

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo  usado pelo criador do Bitcoin, até hoje não sabemos quem era o gênio por trás do código. Entretanto há alguns suspeitos, listamos 5 dos mais cotados.

Dorian Nakamoto – O meme

 

Satoshi Nakamoto

Dorian Nakamoto, cujo nome de batismo é Dorian Satoshi Nakamoto, foi noticiado como o verdadeiro criador do Bitcoin em 2014.

Ele foi desenvolvedor de software para o governo norte-americano e em 1990 tornou-se libertário, guarde esta última peça de informação!

Negou por diversas vezes ser Satoshi Nakamoto, é inclusive visto como uma espécie de meme pela comunidade de criptomoedas, pois por diversas vezes pronunciou erroneamente o nome da sua suposta própria criação. Além de que não é muito inteligente utilizar o próprio nome para se manter anônimo.

Mesmo desacreditado pela comunidade como o verdadeiro Satoshi Nakamoto e ter negado diversas vezes o título de criador do Bitcoin, ele é uma figura central na nossa próxima tese.

Hal Finney – O primeiro a transacionar bitcoin

hal finney

Hal Finney  trabalhou no desenvolvimento de uma das tecnologias essenciais para o Bitcoin, as chaves de criptografia assimétricas.

Assim como Dorian Nakamoto, Finney era libertário e um dos principais entusiastas da cultura cypherpunk, inclusive participava do mesmo grupo de discussões de onde o white paper do Bitcoin surgiu.

Mais do que ser libertário, Hal morava na mesma cidade a apenas alguns blocos do nosso suspeito anterior! É possível que tenha utilizado o nome do vizinho para esconder sua identidade.

Mas o que torna Finney ainda mais suspeito é que ele foi uma das pessoas que mais ajudou Satoshi Nakamoto inicialmente. Inclusive foi o primeiro a receber uma transação de Bitcoin do próprio Satoshi.

Mesmo com as fortes circunstâncias, ele sempre negou ser a pessoa por trás da criptomoeda e apesar de ter recebido grandes somas de bitcoin, nunca realmente aproveitou delas, a maior parte das moedas recebidas foram usadas para o tratamento de uma doença rara (esclerose lateral amiotrófica) e para sua criogenia.

Nick Szabo – Smart Contracts everywhere

Nick Szabo

Nick Szabo já advogava por uma moeda descentralizada, o chamado Bit Gold.

Inclusive, perto do lançamento do Bitcoin ele escreveu no seu blog sobre a intenção de criar uma versão real do Bit Gold,  convidando pessoas a ajudá-lo a criar o código no final de 2008 (logo antes do lançamento do Bitcoin).

Em 2014 um time de 40 estudantes de linguística forense, liderados pela Dr Jack Greve, fizeram uma análise de 11 dos mais prováveis candidatos a criador do Bitcoin, incluindo  S. Nakamoto e Hal Finney.

A conclusão foi de que o mais provável candidato é Nick Szabo, encontraram vários maneirismo linguísticos entre o White Paper do Bitcoin e os escritos do blog de Szabo.

Ele também é conhecido como  inventor do conceito de smart contracts.

E por pura coincidência do destino os smart contracts são peça fundamental para a maturação do bitcoin como meio de pagamento, através da lightning network.

Porém algo mais notável é o seu completo silêncio entre a aparição do Bitcoin  até o meio de 2009, quando ele fez uma breve menção da criptomoeda em seu blog pessoal. Para alguém que desde a década de 90 falava sobre a possibilidade da criação de criptomoedas, passar 6 meses sem comentar sobre a primeira moeda desse tipo criada é algo bem suspeito.

Craig S. Wright – O Empresário

Craig Wright - Satoshi Nakamoto

Craig é um cientista da computação e empreendedor australiano, em 2016 admitiu ser Satoshi Nakamoto.

Wright também era libertário, chegando a afirmar que “O Bitcoin sempre foi libertário. O que fará o BTC falhar é tentar mudar isso”.

Apesar das afirmações, nunca foi dada uma prova definitiva para o público.Entretanto, Gavin Andressen, uma das poucas pessoas que conversou com o criador do Bitcoin por email crê nas afirmações de Craig.

Wei Dai – Hodler desde 1998

wei dai

Wei Dai é um engenheiro da computação, cypherpunk e criador do que é visto como antecessor do Bitcoin, sabemos que ele foi uma das primeiras pessoas a falar com Satoshi Nakamoto. Sua influência foi tanta que o White Paper do bitcoin cita o trabalho de Wei Dai, feito em 1998.

Os trabalhos de Dei demonstram grande expertise em criptografia, sendo ele o autor de diversas bibliotecas na linguagem de programação C++ e também por descobrir falhas de segurança em algumas cifras, como o exploit BEAST (Browser Exploit Against SSL/TLS).

Ele foi a pessoa mais próxima de criar o bitcoin, entretanto, muitos acreditam que por ter chegado tão perto ele resolveu , finalmente, tirar o projeto do papel. Ele mesmo já negou que tenha criado o projeto do bitcoin, entretanto, nunca negou sua participação.

Um grupo

Por mais maluca que essa tese possa parecer, talvez seja a teoria mais provável.

Percebeu alguma relação entre nossos suspeitos? Todos eles são libertários, tal como o criador do Bitcoin. Algumas pessoas teorizam que todos eles ajudaram na construção do código da criptomoeda.

E o motivo é simples, o código estava extremamente bem escrito, nos dando duas alternativas, Satoshi é um super gênio  nunca antes visto na história ou é um grupo de pessoas.

A probabilidade de ser um grupo é extremamente alta, tal projeto demanda além de profundo conhecimento em diversas áreas, um grande esforço para programar.

Quem você acha que é Satoshi Nakamoto? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.