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9 dicas para manter sua empresa no mercado

como manter sua empresa no mercado

Você sabia que em média 460 mil empresas surgem no Brasil por ano? Dessas, mais de 220 mil delas fecham as portas em até 3 anos! Que tal conferir nossas dicas e manter sua empresa no mercado?

Vamos aos dados?

Mas nem tudo está perdido! Se você quer começar o seu negócio, ou continuar com sua empresa aberta, não deixe essas estatísticas te desanimarem. Afinal, você está mais propenso a ter sucesso se falhar do que se nunca tentar!

infográfico de como manter sua empresa aberta no mercado

Confira as 9 dicas para manter sua empresa no mercado

Empresários que nunca tentaram têm uma chance de sucesso de 18%, enquanto empresários que tentaram, falharam e aprenderam, têm uma chance de sucesso de 20%.

Esses 2% podem ser a diferença entre uma empresa de sucesso, ou mais uma empresa do infográfico acima. Meu nome é Thiago Pacheco e eu fiz parte desta estatística.

Durante cinco anos, tive uma agência digital e no final de 2018 acabou falindo! Você pode acompanhar toda a história da minha agência digital.

Hoje, avaliando todo o processo, sei exatamente o que deveria ter feito diferente. Se a sua empresa está passando pela fase de consolidação, fique atento a estas 9 dicas para continuar de portas abertas em 2019, e esteja os 2% na frente!

1 – Defina o propósito

O propósito precisa estar bem definido, e ele só vem com conhecimento de negócio. O conhecimento técnico te ajudará apenas a tomar decisões técnicas.

Já o conhecimento de negócio só vem com a experiência, e está aqui o segredo: um empresário não precisa sabe qual é a tendência de mercado, qual caminho seguir, qual diferencial ele possui, como reduzir o tempo com a produção e o que seus concorrentes estão fazendo.

Pensar e adquirir conhecimento de negócio é fundamental para definir o propósito e consequentemente, para a saúde e longevidade da sua empresa.

2 – Defina o objetivo

Muitos empresários não sabem para onde estão indo. E pior, levam seus colaboradores junto. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve.Com uma visão muito bem definida fica claro para todos quais são os próximos passos.

3 – Tenha um escopo de trabalho

Você propõe um projeto e no meio do processo o cliente exige outra coisa? É o que acontece quando não existe escopo de trabalho. Os projetos que não têm as tarefas a serem executadas definidas, dão muita abertura para o cliente.

O escopo de trabalho é responsável por dar tranquilidade a empresa, evitando uma correria para solucionar problemas que não são seus.

4 – Esteja alinhado com o cliente

É importante sempre fazer uma reunião com seu cliente. Ou seja, definir a expectativa dele e a realidade do que pode ser feito e o objetivo a ser alcançado.

Lembro da minha primeira reunião com um cliente… O projeto tinha uma duração de 6 meses e nesse período conquistamos um crescimento de 100 para 9.900 usuários.

Aquele era um resultado extraordinário conquistado em tão pouco tempo! Mas quando saímos da reunião, estávamos com a sensação de fracasso. Isso aconteceu porque o cliente esperava um crescimento muito maior!

Quando iniciamos o projeto, não alinhamos com o cliente as expectativas dele com o serviço. Falar a mesa língua do seu cliente é essencial para manter sua empresa no mercado.

5 – Evite telefone sem fio

Entenda o que o cliente comprou e passe isso para a sua equipe. Nos cinco anos de empresa, esse foi o meu calcanhar de Aquiles. Se a comunicação é clara, não há empecilhos na entrega.

6 – Seja detalhista na gestão financeira

Infelizmente, a cultura brasileira é barganhar ao máximo os valores dos serviços, é contratar algo e exigir o dobro e isto complica o gerenciamento das finanças.

Quem nunca pediu para o pedreiro olhar algo que ele não tinha orçado durante a obra? A gestão financeira é extremamente importante para a estabilidade e crescimento de qualquer negócio.

Uma empresa é criada para gerar lucro e para isso você precisa ter clareza com o dinheiro que entra e sai. Seja meticuloso!

7 – Contrate na hora certa

A questão não é quem contratar, o detalhe é quando. O seu colaborador pode ser o melhor profissional possível! Porém, se você contrata funcionários sem demanda, algo que poderian ser o diferencial, acaba trazendo um problema.

Ouça o seu lado de negócios, avalie a condição da empresa e a demanda a longo prazo. Não apenas naquele momento.

8 – Combinou? Entrega!

Se a sua empresa é uma prestadora de serviços, ela deve entregar os serviços prestados (óbvio!). O que quer que seja que você tenha combinado com seu cliente, entregue!

Lembre-se que imprevistos sempre acontecem, e coloque-os na ponta do lápis! Ser pontual é essencial para manter sua empresa no mercado e se tornar cada vez mais confiável.

9 – Saiba dizer não

Os imprevistos muitas vezes podem ser resolvidos com um não. Porém, há uma série de pensamentos que passa na cabeça ao rejeitar um trabalho. Toda empresa tem suas obrigações financeiras e é complicado dizer não quando falta uma estabilidade.

E, somando todos esses pontos (custos com colaborador, aluguel, água, luz,
gastos de final de ano, etc) fica um pouco mais difícil rejeitar uma proposta simplesmente por não se encaixar na expertise da empresa.

Estes pontos são essenciais para manter a sua empresa no mercado em 2019 e nos próximos anos. Não perca as dicas de vista e fique atento!

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