Breaking News  
5 erros que te impedem de ganhar dinheiro Finanças

5 erros que te impedem de ganhar dinheiro

Lucas Bassotto
Lucas Bassotto

Vou listar pelo menos 5 erros comuns que quase todos cometem, inclusive eu, quando começam a investir. Esses erros podem atrapalhar muito seu futuro financeiro e vou ajudar você a evitá-los. Ao final desse texto, te prometo que você estará mais preparado para lidar com essas situações e começar a ganhar dinheiro.

1 – Deixar dinheiro na poupança

Esse é o pior erro de todos, porque a sua caderneta de poupança mal empata com a inflação. Se você está ganhando 4,5% ao ano e a inflação é de 5%, na verdade, seu dinheiro está desvalorizando 0,5%. O medo de tirar seu dinheiro da poupança está fazendo você perder dinheiro diariamente e, o pior, deixar de ganhar.

Poupança não deixa ninguém rico, mas investir com sabedoria sim! Se você tem medo de arriscar, pense que deixar dinheiro na poupança também é arriscado. Lembra do congelamento de poupança do governo Collor? Pois é, eu não diria que essa chance é nula de acontecer, afinal, tudo é possível. Você precisa ter em mente que não existe nada livre de risco.

Até ter o dinheiro vivo na sua mão envolve riscos, você pode perdê-lo, ele pode rasgar, pegar traça, ser roubado. O risco e a incerteza nos deixam vivos de espírito, portanto, você deveria agradecer por correr riscos todos os dias.

Você quer começar a investir de verdade e ganhar dinheiro? Você começar a ler um pouco sobre investimentos. Aqui no Cointimes ajudamos você a entender sobre investimentos como: Tesouro Direto, CDB, LCI/LCA e Ações. A maioria desses investimentos pode ser feita no seu celular com um aplicativo de investimento, podendo começar com até 30 reais por mês. Investimento não é coisa de rico.

2 – Diversificar demais

Esse é um dos piores erros para quem está planejando melhorar a rentabilidade dos seus investimentos. Cair na tentação da diversificação é uma faca de dois gumes, porque se você colocar seu dinheiro em um monte de lugar, você vai esticá-lo demais. Isso quer dizer que suas perdas são minimizadas e os seus ganhos também, ou seja, seu dinheiro fica no zero a zero. 

Também não estou dizendo para você colocar seu dinheiro em um lugar só e apostar tudo naquilo. Diversifique em aplicações que você pode conheça e possa acompanhar. No máximo 3 a 4 investimentos já é o suficiente, invista neles e acompanhe-os. É a velha máxima: coloque seus ovos em cestos que você possa vigiá-los. Se você deixar ovos em um monte de cestos e esquecer deles, provavelmente eles irão quebrar ou serem roubados.

3 – Ter medo de perder

Aversão à perda te faz ter medo de arriscar e mais ainda de perder. Isso é extremamente normal para quem está começando a investir. Essa aversão te faz deixar seu dinheiro na poupança ou em algum título público rendendo quase nada ao ano e, isso também é perder dinheiro.

Se você quer melhorar o rendimento dos seus investimentos a dica é ser mais arrojado e estar disposto a correr riscos. Não estou dizendo para você correr riscos sem pensar em nada, isso é ser inconsequente. Faça um colchão de segurança com 6 meses do seu custo de vida e depois comece a se arriscar mais nos seus investimentos. O nome disso é correr riscos que valham a pena, desde que sejam calculados.

Não coloque o dinheiro do aluguel em investimentos, ou seja, não use o dinheiro que você vai precisar no começo do mês. Isso é extremamente irresponsável e pode levar a graves problemas financeiros. Se você tem dívidas, junte o valor original da dívida (desconsiderando os juros) e depois tente renegociá-la. Em alguns casos o valor cai em até 90%.

Pequenas perdas são comuns e você deveria aceitá-las com um sorriso no rosto. As vezes aquele fundo de ações pode operar 1 semana no negativo ou a ação que você comprou pode desvalorizar um pouco no mês, isso acontece e é normal. Perder é igual pagar imposto: a gente não gosta mas é quase inevitável. A nossa vida não é linear, por que nosso dinheiro também seria?

4 – Ser muito ganancioso e impaciente: ganhar dinheiro não é facil

Um monte de gente cai em pirâmides, isso não é novidade, já foram muitas por aí: TelexFree, Boi Gordo, BBOM, etc. O que todos que caem nesse golpe têm em comum? Sim, eles querem ganhar dinheiro fácil e rápido. Mas aí está: isso simplesmente não existe. Ganhar dinheiro demanda tempo, estudo, disciplina e paciência. 

Aqueles que não sabem disso, colocam seu dinheiro em algo que vai deixá-los ricos do dia para a noite e quando eles menos vêem, estão falidos. Ou seja, não caia em golpes de pirâmides. Lembra daquele seu amigo de 10 anos atrás que se lembrou de você só agora e que está oferecendo a fórmula para ficar rico? Manda ele embora, porque esse cara vai te colocar numa fria.

Investir é ter visão de longo prazo, se planejar para o futuro e ter o controle da sua vida, é deixar de trabalhar para pagar dívidas e sim, trabalhar para ganhar mais dinheiro. E acredite, essa é a melhor sensação que existe. Alguns investimentos levam décadas para começarem a dar um bom resultado. Tem gente que investe em empresas e leva até 10 anos para ter algum lucro. Seja paciente e planeje seu futuro.

5 – Não realizar o lucro cedo demais

Suponha que você acertou e ganhou 1000% na valorização de uma ação, parabéns, fico muito feliz por você. Antes de comemorar e contar para todo mundo que você é um gênio, a primeira coisa que você tem que fazer é tirar todo seu dinheiro e ir embora. Mas e se subir mais? Dói, isso é verdade, mas você já ganhou 1000%! Nem se você deixar seu dinheiro por 80 anos no título do governo você vai ganhar isso.

Em qualquer título de renda variável, isto é, ações, commodities, etc, você está subindo uma montanha na qual o caminho é nebuloso. E você vai subindo sem maiores dificuldades e ganhando confiança, não quer parar. Mas pode ser que a 10 metros de você tenha um precipício do outro lado. Então é isso: ganhou muito dinheiro? Pegue suas moedas e caia fora, nada de se apegar.

Teve gente que ficou nessa de sentar em cima dos papéis de uma determinada ação e só foi recuperar o dinheiro investido pelo menos 10 anos depois. Nesse meio tempo você poderia estar reinvestido o lucro em algum título ou até mesmo em alguma outra ação.

Conclusão

Ganhar dinheiro é muito bom, mas antes de começar a ganhar, é preciso deixar de perder. Se você seguir essas dicas e começar a se planejar para isso, pode ter certeza que sua situação será melhor que a de muitos brasileiros hoje. Você pode não ter lido o que estava procurando, mas a verdade é que o que muita gente procura não existe: que é ganhar dinheiro rápido e fácil.

Leia também:

Entenda como funciona o Tesouro Direto

CDB: passe de devedor de bancos a credor de bancos

Como investir em ações: veja as melhores dicas

Lucas Bassotto
Lucas Bassotto

Economista em formação, escritor por vocação. Gosto de fazer investimentos, penso a longo prazo, mas não abro mão de fazer alguns trades. Trabalhei como Community Manager por 1 ano, representando a Foxbit e estou no mercado de criptomoedas desde 2016, mais especialmente no Bitcoin.

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.