Scams e pirâmides financeiras têm assustado muitos investidores, por isso preparamos algumas dicas para você não perder dinheiro no mundo das criptomoedas.

Confira também nosso podcast sobre o assunto:

1- Saiba como fugir de pirâmides

Bitconnect scams

Algumas pirâmides financeiras fizeram muito sucesso usando-se de criptomoedas, é o caso da Bitconnect. Uma plataforma que oferecia lucros acima do mercado e sem nenhuma comprovação das origens de tais valores.

Comumente chamados de piramideiros, eles se utilizam de várias táticas para dar um ar de legalidade nos negócios, entretanto há alguns sinais que elas compartilham. Dentre eles podemos citar: promessas de altos lucros, falta de transparência, marketing extremamente agressivo e produtos/serviços miraculosos.

Nós dissecamos as pirâmides e esquemas ponzis em um podcast:

2- Entenda como evitar ICOs scams

scam ico
Plexcoin um ICO scam flagrado pelas autoridades

ICOs são ofertas iniciais de criptomoedas, elas se comparam aos IPOs do mundo corpotativo, porém com menos burocracia e capacidade expandida de captar recursos. Nós fizemos um post introdutório sobre o tema ICO, confere lá:

https://cointimes.com.br/era-dos-icos/

Apesar das grandes vantagens para os negócios honestos, a facilidade para criá-los (veja onde criar um ICO) atraiu uma enorme quantidade de golpistas.

Para identificar esses scams devemos analisar alguns pontos importantes. O primeiro deles é ver a equipe envolvida no projeto, as pessoas são reais e conhecidas no setor do ICO? A propostas é realista? Ou seja, ela se adequa a realidade do mercado que está inserida? E por fim, ela atende alguma demanda de mercado?

As perguntas acima são importantes para você não perder dinheiro com essas ofertas iniciais de criptomoedas.

3- Hypes, saiba identificá-los

O hype é uma promoção extrema de alguma ideia, no caso do mercado de criptomoedas, algum criptoativo (tokens, criptomoedas e plataformas de blockchain).

É comum nas comunidades de criptomoeda o surgimento de algum ativo hypado (com muito hype), eles são promovidos exaustivamente e geralmente prometem um aumento de preço em um futuro próximo.

Os hypes geralmente não têm fundamentos, e esse é o grande ponto para identificá-los. Analisar os aspectos técnicos do ativo é imprescindível no caso de novas criptomoedas, ver se eles atendem há alguma função, se são usados ou têm algum volume expressivo sendo negociado.

Uma ótima fonte de informação é o fórum BitcoinTalk, os usuários desse fórum tendem a um enorme ceticismo.

4 – Grupos de pump, boa oportunidade ou furada?

grupo de pump

Agora os grupos de pump são canais criados com o intento de aumentar o preço de um ativo. Um grupo de pessoas se reúnem e concordam em comprar em um determinado momento um ativo, fazendo o preço subir.

Os grupos geralmente seguem uma hierarquia, no topo estão os organizadores do pump, eles sabem exatamente quando o preço vai subir e o momento exato da queda (sell-off), depois temos os que pagam para saber quais moedas serão “pumpadas” e aqueles que pegam a informação dos que pagam. Por fim temos aqueles que tentam se aproveitar do aumento do preço da moeda, pois viram o crescimento repentino.

Nesse esquema os organizadores obtém a maior parte do lucro, os que entram por último são os que mais perdem.

No mercado tradicional tais grupos são proibidos, já no mercado de criptos não há regulações. Portanto tome muito cuidado ao participar de tais grupos, se for participar certifique-se de ser o organizador.