Cointimes

Dificuldade de mineração de Bitcoin atinge máxima histórica

Mineração de bitcoin

A dificuldade da mineração de Bitcoin mais uma vez marcou um novo recorde histórico. Este ajuste é um dos maiores ajustes positivos até agora para o ano, e com a nova ATH (all time high) vem um novo conjunto de implicações para a moeda digital.

Dificuldade da mineração de bitcoin alcança novo recorde

No domingo, 29 de janeiro, a dificuldade de mineração de bitcoin passou por um ajuste de 4,68%. Ele ocorreu no bloco 774.308 e a dificuldade agora está atualmente em 39,35 terahash por segundo em uma base de sete dias.

Este ajuste coloca a dificuldade acima de sua alta anterior de 37,59 TH/s que foi registrada em 16 de janeiro. O próximo ajuste de dificuldade deverá ocorrer em 11 de fevereiro. As previsões para o próximo ajuste estão fixadas em 3,63% para cima, o que colocaria a dificuldade em mais um novo patamar histórico.

A dificuldade varia de acordo com um algoritmo escrito no código base do Bitcoin, que serve justamente para que a média dos intervalos entre a criação de cada bloco no blockchain gire em torno de 10 minutos, independente do poder computacional da rede. A sua principal utilidade é manter a inflação monetária previsível, já que cada bloco gera uma recompensa para o minerador em novos bitcoins emitidos.

Somente nos últimos 30 dias, a dificuldade da mineração de bitcoin já subiu mais de 11,27%, já que 2023 começa com o mercado em alta. Isso também mostra que mais mineradores estão se conectando de volta à rede, daí o aumento do hashrate total e os altos ajustes que estão sendo registrados.

No entanto, a concorrência é boa para o ativo digital, pois mais mineradores na rede ajudam a garantir a sua segurança e geralmente melhoram o nível de descentralização.

É incerto se o nível de dificuldade gere algum impacto no preço do bitcoin. Provavelmente a relação é indireta, pois tanto o preço quanto o aumento da atividade de mineração veem movimentos de acordo com a demanda por BTC.

Veja mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading