Embora o preço do Bitcoin (BTC), a maior criptomoeda por capitalização de mercado, esteja registrando apenas ganhos menores, a concorrência entre seus mineradores vem crescendo, com a dificuldade da mineração atingindo um novo recorde histórico.
Especificamente, a dificuldade de mineração do Bitcoin em 10 de outubro atingiu 35,61 trilhões, o que não é apenas seu novo recorde, mas também o aumento mais acentuado desde 13 de maio de 2021 (+13,55%), apesar do preço do Bitcoin ter crescido apenas 0,49% nos últimos sete dias, de acordo com dados do BTC.com.

Como lembrete, a dificuldade de mineração Bitcoin em 13 de maio de 2021 cresceu 21,53%, para 25,05 trilhões. Vale notar também que a dificuldade da rede mede o quanto é difícil extrair um bloco Bitcoin, com alta dificuldade significando que é preciso mais poder de computação para extrair o mesmo número de blocos e tornar a rede segura.
Sol antes da tempestade
Enquanto isso, alguns indicadores apontam para uma próxima volatilidade de preços para o principal ativo digital.
O principal indicador é um esfriamento na volatilidade do Bitcoin, especialmente em comparação com as ações tradicionais. De fato, a volatilidade da criptomoeda inaugural caiu recentemente abaixo da volatilidade do índice Dow Jones, que é calculado com base nas 30 maiores empresas da economia norte-americana.
De acordo com o analista e especialista em cripto Michaël Van de Poppe, o índice de volatilidade do Bitcoin abaixo de 25 tem sido historicamente “uma receita garantida para muita volatilidade,” seja subindo ou descendo.
Outro indicador é o Índice de Preços no Consumidor e o Índice de Preços ao Produtor, ambos nos EUA, relatórios que deverão ser publicados esta semana, levando Van de Poppe a sugerir que uma “volatilidade séria” poderia estar aparecendo.
Ao mesmo tempo, o analista cripto Ali Martinez observou que “a perda do nível de apoio de $19.000 dólares pode significar problemas,” ele anteriormente referiu-se ao nível como “o mais significativo, onde 1,3 milhões de endereços compraram mais de 680.000 BTC.”
De acordo com dados do CoinMarketCap, o Bitcoin está sendo negociado atualmente a US $19.364, representando uma queda de 0,82% no dia, mas ainda um modesto aumento de 0,76% na semana anterior.
No momento da redação, a capitalização de mercado do Bitcoin era de US $371.170.723.925.
Leia também: