Os promotores sul-coreanos refutaram as alegações de Kwon de que ele não estava em fuga e solicitaram ajuda de autoridades internacionais.
Os promotores do caso pediram ao Ministério das Relações Exteriores da Coreia que revogue o passaporte de Do Kwon. Eles também iniciaram o processo para conseguir que a Interpol emitisse uma Difusão Vermelha (alerta vermelho) para Kwon, segundo reportagens na segunda-feira.
Do Kown alegou em um tweet que ele não estava em fuga, ao contrário, ele estava cooperando com autoridades em várias jurisdições:
We are in the process of defending ourselves in multiple jurisdictions – we have held ourselves to an extremely high bar of integrity, and look forward to clarifying the truth over the next few months
— Do Kwon 🌕 (@stablekwon) September 17, 2022
Estamos no processo de nos defender em múltiplas jurisdições, nos agarramos a uma integridade extremamente alta e esperamos esclarecer a verdade ao longo dos próximos meses.”
Do Kwon claramente está fugindo…
“Começamos o procedimento para colocá-lo na lista vermelha da Interpol e revogar seu passaporte… Estamos fazendo o possível para localizá-lo e prendê-lo. Ele claramente está fugindo, pois pessoas-chave da sua empresa também partiram para Cingapura durante esse tempo,”
disse o Ministério Público do Distrito Sul de Seul na segunda-feira.
No sábado, a polícia de Cingapura esclareceu que Kwon não estava mais na cidade-estado, mas as autoridades locais pretendem cooperar com as autoridades sul-coreanas sobre este assunto.
Na semana passada, um tribunal coreano emitiu um mandado de prisão contra Kwon. Ele informou aos promotores através de seus advogados que não desejava responder imediatamente à citação deles.
O caso até o momento
O mandado de prisão da semana passada incluiu Kwon e outros cinco indivíduos, incluindo o membro fundador da Terra, Nicholas Platias, por não cooperar com a investigação.
Após o colapso do ecossistema Terra-Luna, no valor de US $40 bilhões, um total de 81 investidores sul-coreanos apresentaram queixas contra a empresa e seus funcionários, acusando-os de fraude.
O tribunal sul-coreano compilou estas queixas em dois casos. O tribunal disse que Kwon e outros aparentemente violaram as leis do mercado de capitais do país e devem participar das investigações.
Os promotores alegaram que Kwon desmanchou a unidade sul-coreana da Terraform Labs em abril e se mudou para Cingapura. Em maio, os membros da família de Kwon e os principais financiadores da empresa também voaram para Cingapura.
Desde que a notícia do mandado de prisão contra Kwon se tornou pública, em 14 de setembro, a LUNA caiu mais de 40% de US $4,36 em 14 de setembro para US $2,50 em 19 de setembro, segundo o CoinMarketCap.
Leia mais: