Base Cash, projeto de stablecoin algorítmica fundado pelos anônimos “Rick” e “Morty” em 2020, foi na verdade trabalho de funcionários da Terraform Labs.

Do Kwon, CEO do Terra Creator Terraform Labs, foi um dos co-fundadores pseudônimos por trás da stablecoin algorítmica Basis Cash (BAC), pouco antes do lançamento do TerraUSD (UST), carro-chefe da Terra.

Como o UST, o BAC buscava manter a marca de US$1 através do código, e não da garantia, porém o projeto, há muito abandonado, nunca atingiu sua meta. A história parece estar se repetindo visto que, nos últimos três dias, o UST vem afundando.

Hyungsuk Kang, antigo engenheiro da Terraform Labs (TFL), disse que Basis Cash era um projeto paralelo de alguns dos primeiros criadores da Terra, incluindo ele próprio e Kwon. “Basis Cash não foi testado na época, e nós nem tínhamos certeza de que funcionaria,” informa Kang. 

Outro desenvolvedor do Basis Cash falou com a CoinDesk, fonte das informações deste artigo, na condição de anonimato, e confirmou que Do Kwon e os funcionários da TFL estavam por trás do projeto.

Tanto Kang quanto o funcionário anônimo alegam que Kwon era “Rick Sanchez,” o co-fundador. A CoinDesk também analisou registros internos de chat da “Basis Cash Korea (BCK)” nos quais Kwon faz referências a si mesmo como “Rick.”

Em meio a esta situação precária, a CoinDesk justifica revelar quem estava por trás dos pseudônimos pois “os investidores merecem saber que a UST não foi a única tentativa de Kwon de fazer uma stablecoin algorítmica funcionar.”

A história do Basis Cash

O Basis Cash e sua promessa de uma stablecoin algorítmica possuíam uma equipe anônima, mas a maioria eram funcionários da Terraform Labs. De acordo com registros de chat revisados pela equipe da CoinDesk, o modeo do Basis Cash foi baseado em um projeto anterior, conhecido como Basecoin.

Kwon, e outros adeptos da stablecoin algorítmica, há muito argumentam que o espaço financeiro descentralizado precisa de uma stablecoin descentralizada, sem risco de censura ou pontos centrais de falha. Kang e o outro funcionário da TLF alegam que, intrigado pelas primeiras ideias por trás do Basecoin, Kwon dirigiu um grupo seleto da TFL para “ressuscitar” o que eventualmente se tornou o Base Cash.

Supostamente, Kwon se distanciou das operações diárias do projeto de maneira deliberada, embora ele tenha proposto a maioria das ideias centrais do Basis Cash e seu modelo subjacente. Kwon também parecia servir como porta-voz do projeto no Twitter e outros fóruns sob o pseudônimo “Rick” (Kang, o outro construtor de Basis Cash, e os registros de chat revisados pela CoinDesk sugerem que o nome era usado principalmente por Kwon).

Um dos primeiros exemplos de uma stablecoin algorítmica a ser testada nunca foi capaz de cumprir seu objetivo. A teoria era de que contratos inteligentes deveriam regular o fornecimento do BAC, mas o token nunca conseguiu manter o preço do dólar.

De um ponto de vista externo, nada indicava que Kwon tivesse relação com o projeto do Basis Cash. Ele chegou até a fazer declarações públicas sugerindo que ele era um crítico da moeda. No entanto, a conta principal de Kwon era vista de tempos em tempos no Telegram do projeto.

Um usuário, surpreso ao encontrar o fundador do Terra no grupo Basis Cash no Telegram, uma vez perguntou a Kwon o que ele estava fazendo lá. A resposta foi, “eu gosto de estudar coisas novas. Especialmente coisas velhas que são novas de novo.”

Leia também:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br