O mercado de ações estadunidense teve uma semana que qualquer investidor comprado gostaria de ter esquecido.
Enquanto no Brasil nos maravilhávamos com chuvas de todos os tipos, os favoritos para a corrida presidencial nos Estados Unidos pelos Democratas se retiraram da disputa presidencial de 2020.
Queda vertiginosa
Em uma semana o Índice Industrial Dow Jones saiu de 26.200 pontos para 25.470 no momento que escrevo essa reportagem, uma queda de 2,86%.

Na terça o Dow Jones chegou a cair 510 pontos, recuperando um pouco e fechando com uma perda de 206,67 pontos. Isso coloca o índice na sua segunda semana de perdas, após um rally de 9 semanas positivas.
Democratas se radicalizam
Os eventos no mercado aconteceram justamente quando a corrida presidencial de 2020 começava a se definir. Pelo lado dos Democratas os candidatos mais moderados declararam que se retiraram da corrida presidencial.
Hillary Clinton e Michael Bloomberg cederam lugar para Bernie Sanders, Alexandria Ocasio-Cortez e para a ala progressista do partido.

Bernie é a declaradamente um “social democrata” e já apresentou propostas para um sistema de saúde completamente grátis para todos os norte-americanos, bem como educação superior pública para todos. Como ele vai pagar por isso? Taxando os mais ricos em 70% ou mais.
Alexandria Ocasio-Cortez (AOC) está gerando divisões entre os democratas, ela foi contra a instalação da Amazon em Nova York (que iria gerar milhares de empregos), além de se declarar como a “chefe” dos democratas (o que não agradou os caciques do partido).

No último mês a congressista apresentou uma controversa proposta legislativa, o Green New Deal. Nele a infraestrutura dos Estados Unidos seria completamente modificada, o objetivo? Neutralidade na geração e captura de gás carbônico.
Mas o Green New Deal vai muito além, ele promete casas acessíveis para todos, educação superior completamente gratuita e milhões de novos empregos.
O preço para essas mudanças? Segundo o think tank American Action Forum estima que algo em torno de U$$51 trilhões. Onde ela vai achar todo esse dinheiro?
Claro, no bolso dos mais ricos. Entretanto não há qualquer plano ou documento que mostre a viabilidade desse projeto de dimensões colossais.
Toda essa radicalização dos Democratas gerou preocupações no mercado. Agora eles são quase oficialmente o partido socialista dos Estados Unidos.