Uma das perguntas que mais tenho recebido nesses últimos dias é: está na hora de comprar bitcoins, ou de vender? E ether?

A resposta sincera para tudo isso é: depende. Vai depender do seu apetite por risco, de sua estratégia de gestão, da quantidade de proteção que você possui, e do prazo dos seus investimentos.

Em linhas gerais, o que percebemos é que os investidores institucionais estão realizando os seus lucros e, agora, estamos começando um momento não tão racional do mercado…

Sendo muito natural um movimento de Hype com um misto de incerteza em um momento de All Time High do Bitcoin (e de quase All Time High do ether).


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Para compreender esse momento, iremos realizar uma análise do Hype criado em relação ao ETH e o BTC. Iremos analisar também como ambas as blockchains estão reagindo com essa entrada massiva de novos usuários.

Investidor Varejo

Um dos pontos que mais foi levantado em meio a alta do Bitcoin, em 2020, foi o fato que, o termo “Buy bitcoin” não aumentou em volume de pesquisas no Google.

Esse dado indicava que aquela alta, diferente de 2017, não estava sendo realizada por investidores pessoas físicas, mas por grandes empresas que estavam investindo no ativo.

Esse cenário acabou de ser alterado.

Hoje registramos uma das maiores quantidades de busca da história pelo termo “Bitcoin“, e estamos criando uma liquidez no ativo (como nunca) para os investidores que entraram no ativo a 10 mil dólares realizarem parte dos seus lucros.

Assim como foi feito por Nigel Green (CEO do deVere Group), Wall Street realiza seus lucros para poder comprar o ativo a preços menores no médio prazo.

taxas por transação USD

Outro fator que começa a chamar a atenção em relação ao atual preço do Bitcoin, é o aumento significativo da taxa de transação média do ativo.

Apesar de estar longe dos valores atingidos em 2017, em que foi evidenciado a falta de escalabilidade do ativo, estamos com um dos maiores valores de taxa de transação da história, o que de certa forma, compromete parte da utilidade do Bitcoin.

Como Está a Ethereum?

Seguindo essa mesma linha de análise, quando observamos a ETH, a situação está um pouco mais alarmante (no curto prazo).

Além de estarmos com o maior volume de buscas da história do ativo, o que pode indicar o início de uma valorização não racional, estamos observando a escalabilidade da Ethereum apresentar problemas (assim como entre setembro e outubro de 2020).

taxas de transação ethereum

Esse aumento pode comprometer, de forma significativa, tanto a utilidade de algumas das principais DeFi do mercado, como Uniswap e Aave, como também pode reduzir a demanda atual de ether, caso essas taxas continuem crescentes.

No caso da Ethereum é ainda mais claro a dificuldade de sua blockchain receber novos investidores, ao menos enquanto essa não completa a atualização da ETH 2.0.

O que Esperamos?

A resposta para essa pergunta é a mesma do início do texto: depende.

Estamos em um momento único de mercado, vivendo a maior crise global desde a criação das criptomoedas, com um risco iminente de novos lockdowns nas principais economias do mundo e com uma grande instabilidade política.

Também estamos em um novo patamar de preço em que não possuímos histórico o suficiente, tanto do Bitcoin como do Ether.

A sua tomada de decisão deve ser baseada em sua estratégia, se você está confortável com uma eventual correção de mercado ou acredita que o Hype irá continuar crescendo, faz todo o sentido continuar posicionado.

Se você tem medo de perder parte do seu capital, ou já conseguiu um grande lucro, pode ser uma boa estratégia realizar parte dos seus investimentos, de modo que você continua exposto ao mercado (para uma eventual alta), mas ainda possui caixa para compras mais abaixo.

O grande ponto que gostaria de trazer aqui é tudo dependerá da sua estratégia de investimentos, mas muito cuidado com o Hype e a racionalidade, em momentos de All Time High, eles se tornam claros.

Aproveitando que está aqui, e esse momento de mercado, convido você a assistir a nossa aula gratuita, onde ensinamos como montar a carteira perfeita em criptoativos, com ela você vai aprender as estratégias corretas para alocar, com consciência, em cripto, e gerar rentabilidade de forma segura.

Para acessar a nossa aula grátis, clique aqui.

Até o próximo estudo!


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!