Cointimes

Como aprender economia através do nosso cotidiano

Economia no cotidiano - Dólar em um prato de comida

Economia pode ser um assunto pouco convidativo. Recheada de termos técnicos, o tema parece ser assustador na primeira vista.

Nesse texto quero mostrar como você pode aprender sobre Economia e Investimentos a partir das atividades do seu dia-a-dia. Tudo se torna bem mais simples quando usamos situações que estamos acostumados.

Economia é frequência

O que leva um país a crescer economicamente? Por que existem países que crescem a uma taxa de dois dígitos por ano e outros, como o Brasil, que crescem tão pouco?

Existem diversos modelos econômicos que buscam explicar isso. Neste comentarei um pouco sobre o modelo de Solow. Robert Solow é um economista que recebeu em 1987 o prêmio Nobel.

E por que economia é frequência? Simples. Quando queremos crescer em algo, a frequência sempre é o principal determinante.

Se queremos ter uma vida saudável, precisamos frequentemente exercer alguma atividade física e nos alimentarmos bem. Se queremos crescer no trabalho, precisamos de frequência e consistência nos resultados. E por aí vai.

Segundo o modelo de Solow, o principal determinante do crescimento do produto de uma economia é a sua taxa de poupança. É quanto o país e sua população abre mão de utilizar o dinheiro no curto prazo, para juntar focando no longo prazo.

Poupar é um trabalho que exige também frequência. Você precisa diminuir seu consumo e focar em economizar, pouco a pouco, uma parte da sua renda, com o objetivo de acumular capital. No Brasil, por exemplo, são pouquíssimas pessoas que têm esse costume. 

Educação financeira existe no Brasil? Por que tão poucos investem? Esse foi o tema do sétimo episódio do Conexão Satoshi, nosso podcast do Cointimes.

Burlar a frequência e o trabalho árduo para conseguir a recompensa imediata é sempre uma escolha insustentável a longo prazo. Isso é muito comum na economia. Geralmente através do aumento de gastos do governo, para estimular um “crescimento artificial”, ou pela emissão maior de papel-moeda. Ambos os casos acarretam, no longo prazo, na inflação.

economia - perda de poder de compra do dólar americano.
Imagem demonstrando a perda de poder de compra do dólar americano, devido à inflação.

Ou seja, usar de artifícios para colher os benefícios imediatamente nunca é uma ideia duradoura. Crescimento bom é aquele ocasionado a partir do aumento de produtividade, progresso tecnológico e aumento da poupança. Através de bons hábitos da população.

E sobre investimentos?

Investir também é um hábito. E para se dar bem você precisa ter disciplina e frequência (mais uma vez).

Quando você começa a investir, são várias as propostas e promessas de se dar bem imediatamente. Algumas até funcionam, até porque realmente existem pessoas que conseguem um bom dinheiro operando na volatilidade do mercado.

Mas nenhuma estratégia se compara a esta: torne poupar um hábito e invista frequentemente. Compre ações de empresas, deixe sua quantia de emergência em renda fixa, se exponha a riscos, mas sempre com diversificação.

A longo prazo essa é a estratégia mais segura. Não existe fórmula mágica. Deixe o tempo fazer o seu papel – a paciência é um grande aliado de qualquer investidor. Esse é o grande diferencial de Warren Buffett, por exemplo.

warren buffett economia
O mercado de ações é uma ferramenta de transferir dinheiro dos impacientes para as mãos dos pacientes.

Estude fundamentos e aplique em empresas sadias com um bom futuro pela frente. Você não precisa analisar todo o balanço da empresa. Existem vários relatórios que mastigam todos esses dados por você – vale a pena pegar a opinião de pessoas mais experientes no mercado. Muitas vezes você encontra relatórios gratuitos, mas pode optar por pagos também (faz sentido se você aplica um capital considerável).

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading