Cointimes

ADs

Empresas de energia investem em mineração de criptomoedas a partir do gás natural residual

Mineração de bitcoin e criptomoedas

Conheça as iniciativas da Exxon, Crusoe Energy e da estatal argentina YFF na mineração de criptomoedas a partir do uso de gás natural.

A mineração de bitcoin gera muitos debates a respeito do seu impacto ambiental, pois a energia usada pelos processadores na mineração de criptomoedas vem de fontes não renováveis, em sua maioria.

Nesse contexto, algumas empresas do setor de energia têm se envolvido com projetos que aproveitam o gás natural (GN) como fonte de energia na mineração desses cripto ativos.

A YFP, empresa estatal do ramo de energia na Argentina, possui um braço na área de renováveis (YFP Luz), e desde julho tem fornecido energia para uma empresa de mineração de bitcoins, cujo nome não foi revelado.

A companhia argentina repassa 1 megawatt (MW) de gás dos campos da Vaca Muerta (Vaca Morta), que estão localizadas no sul do país. Martín Mandarano, presidente da YFP, informou, inclusive, que já existe um segundo projeto piloto para aumentar esse repasse para 8 MW, e isso acontecerá até o final de 2022.

A ExxonMobil e a Crusoe Energy foram as pioneiras no uso dessa tecnologia em um poço na Dakota do Norte (EUA), onde o gás extraído serviu como insumo energético para os computadores e processadores trabalhando com proof of work (PoW) e etherium.

Em julho de 2022, por exemplo, a Crusoe divulgou a expansão de suas iniciativas para Abu Dhabi e Omã, mas isso só aconteceu após o recebimento de investimentos de fundos soberanos desses dois países.

O que é o gás natural e ele como pode ser usado na mineração?

O gás natural é um combustível fóssil disponível no ambiente natural, e ele pode ser extraído a partir do acesso a reservatórios, podendo haver mistura com o petróleo, ou não. É formado pela degradação de animais e plantas ao longo de milhares de anos (escala geológica) e do ponto de vista químico, é formado por uma combinação de hidrocarbonetos, mas contém metano e etano principalmente.

A diferença entre reservatórios de gás natural associado e não-associado
Fonte: BahiaGás

A indústria de óleo e gás é quem realiza as atividades de exploração e produção desse tipo de produto. Durante esse processo, em determinados momentos, ocorre a queima desse gás e é aqui que se conectam os setores petrolífero e de cripto ativos.

A queima do GN é usada como fonte de energia para os processadores e computadores utilizados na mineração de bitcoin, conforme vimos anteriormente. Sobre isso, a porta-voz da Exxon, Sarah Nordin, se posicionou informando que a empresa “avalia continuamente a tecnologias emergentes que possam reduzir o volume de queima em suas operações”.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!