Cointimes

Preços imobiliários nos EUA caem pela primeira vez em uma década

Preços imobiliários nos EUA caem pela primeira vez em uma década

A aniquilação da demanda começou a aumentar após o banco central norte-americano (Fed) ter aumentado agressivamente as taxas de juros. Pela primeira vez em quase dez anos, esta destruição da demanda está se tornando evidente no mercado imobiliário à medida que os preços das casas nos EUA caem.

Com o aumento das taxas de juros, as taxas de hipotecas também subiram, passando dos 2,88% vistos em 2021 para os 6,29% de agora. Enquanto isso, o índice S&P CoreLogic Case-Shiller House Price caiu no mês de julho para 0,4% em comparação aos meses anteriores.

Da mesma forma, o aumento dos preços das casas residenciais desacelerou para o máximo na história do índice, mas particularmente as vendas de casas novas aumentaram 29% em agosto.

Gráfico das vendas de casas novas nos EUA. Fonte: TradingEconomics

O aumento das vendas de casas novas poderia estar ligado à redução dos preços e aos construtores de casas que oferecem melhores condições e descontos para atrair os compradores a entrarem no mercado.

A Lennar (NYSE: LEN), empresa de construção residencial, em seu comunicado de resultados do terceiro trimestre, destacou que está se concentrando em preços, já que a demanda versus a oferta no setor imobiliário ainda não foi equilibrada, com a demanda ultrapassando em muito a oferta:

“As vendas foram claramente impactadas pelo aumento das taxas de juros, mas permanece uma significativa escassez nacional de moradias, especialmente moradias para a força de trabalho, e a demanda continua forte à medida que navegamos no reequilíbrio entre o preço e as taxas de juros.” 

Mais pressão para o futuro

Há uma possibilidade real de mais pressão sendo exercida sobre o setor imobiliário, uma vez que o Fed anunciou mais aumentos em um futuro próximo.

Saiba mais: Fed aumenta juros em 75bps pela terceira vez, e prevê mais aumentos no futuro

O aumento das taxas visto até agora em 2022 já está empurrando os analistas para um cenário de recessão, e com as hipotecas se tornando mais caras, os investidores imobiliários e os compradores de novas casas poderiam se afastar dos mercados.

No geral, as ações dos construtores de casas tiveram um bom desempenho em 2022 em comparação com o resto do mercado, mas com a desaceleração das vendas, a queda dos preços e o aumento das hipotecas, isso pode mudar em breve.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading