Uma enfermeira da Califórnia foi presa acusada de vender centenas de milhares de dólares em mercados negros da Deep Web.

Carrie Alaine Markis, uma enferemeira de 46 anos vendia opioides há mais de 6 anos na Deep Web e recebia tudo em bitcoins.

Fonte – Dailymail.co.uk

Ao longo dessa jornada, Markis acumulou mais de 730 mil dólares em bitcoins e participou de vários mercados da deepweb, participando inclusive do famoso SilkRoad.

Ela também construiu uma reputação entre os vendedores fundando a marca Farmacy41, nome que usava para vender seus produtos no mercado negro AlphaBay.

Segundo documentos da justiça norte-americana os “usuários da Famacy41 davam avaliações extremamente positivas. A maioria dos reviews eram 5 de 5 estrelas.”

Uso de criptomoedas?

O uso de bitcoin nesse caso é extremamente problemático e incriminador para Markis, segundo os próprios desenvolvedores, a criptomoeda tem um “fraco anonimato“.

Mesmo com as melhores técnicas, a rede do bitcoin deixa visível todas as transações, sendo prova irrefutável de qualquer ato criminoso, claro, se ligado ao usuário.

Há inclusive empresas dedicadas a analisar dados de transações de bitcoin, dar score para elas e evitar que bitcoins roubados ou usados no mercado negro sejam vendidos dentro de exchanges.

Sabemos que as maiores exchanges e players do mercado de criptomoedas utilizam softwares que fazem, pelo menos, o score das transações de cada um dos endereços da rede.

Uma dessas empresas é a Chainalysis, ela já ajudou algumas agências de investigação, como a Europol.

No caso de Markis, ela vazou alguns dados pessoais e com eles foi possível chegar até sua localização real.

Atualmente Markis aguarda por julgamento na prisão de Sacramento- Califórnia.

Uma visão diferente?

Alguns especialista creem que esses mercados na dark net são menos prejudiciais do que as tradicionais e violentas gangues.

É o caso do Dr. James Martins, criminologista e diretor do Departamento de Estudos de Segurança e Criminologia. Sua tese se transformou em um trabalho acadêmico premiado e foi exposta no Tedx Talk abaixo:

Qual sua opinião sobre esse tema? Você é a favor da legalização das drogas no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.

Você gostou desse conteúdo? Nós temos muito mais! Siga e compartilhe a página do Cointimes para se manter atualizado com os conteúdos mais relevantes. Estamos em todas as mídias sociais também: FacebookTwitterInstagram e Telegram