Um em cada nove de todos os indonésios possuem alguma forma de criptomoeda, de acordo com um relatório recente da Hootsuite, que citou o GlobalWebIndex.
Adoção na Indonésia chega a 11%
Com mais de 270 milhões de pessoas, a Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo e o fato de que 1 em cada 9 cidadãos possuem criptomoeda demonstra uma crescente adoção impressionante.
A Indonésia é o sexto país que mais adota criptomoedas, atrás apenas das Filipinas, Brasil, África do Sul, Tailândia e Nigéria. As Filipinas lideram o topo, com 17% da população possuindo alguma criptomoeda.
Mais indonésios estão preferindo manter cripto, pois a moeda nacional, a rupia indonésia (IDR), está gradualmente desvalorizando.
A moeda estatal caiu contra o dólar dos EUA para o menor nível desde 1998 e pode cair ainda mais. Desde o início do ano, o IDR desvalorizou cerca de 20% frente ao dólar. Vale notar que o Real desvalorizou 27,9% no mesmo período.
O número de 11% é impressionante, considerando que apenas cerca de 64% dos indonésios têm acesso à Internet a partir de qualquer dispositivo.
Os dados estão corretos?
O relatório foi discutido no Twitter, embora nem todos concordaram com os números. Alguns moradores disseram que é altamente improvável que 11% dos indonésios possuam alguma cripto, pois o número é exagerado.
Indonesian here. The numbers are pretty misleading i think, as they might take 2017 bull run into account for calculating the 11%. In actual, there are so many fake accounts who signed up to the largest crypto exchange back to 2017, just to receive an airdrop. # sud be below 0.5%
— Douglas Tan (@DouglasTan30) March 23, 2020
O mesmo relatório diz que cerca de 7% da população mundial possui pelo menos alguns Bitcoins ou algumas das altcoins. Isso significa que mais de 546 milhões de pessoas em todo o mundo possuem criptomoeda.
Esse número é bem mais alto do que outras estimativas. Por exemplo, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, acredita que deve haver cerca de 50 milhões de usuários de cripto em todo o mundo.
Um gráfico recente publicado pela Statista mostra que havia quase 45 milhões de usuários de carteiras Blockchain no último trimestre de 2019.
Em suma, é verdade que a Indonésia está à frente da adoção de criptomoedas.