Em nota assinada pelo governador do banco central de Zimbábue, o Reserve Bank decidiu suspender as atividades de aplicativos de pagamento. Pagamentos online foram imediatamente bloqueados, com algumas exceções como para contas de água e luz.

Mesmo dentre as exceções, um limite foi estabelecido e os pagamentos somente podem ser liquidados pelo sistema bancário. Até mesmo a bolsa de valores do país foi afetada, tendo as negociações travadas.

comunicado de imprensa do banco de reserva do zimbábue
Comunicado de imprensa sobre a suspensão de transações monetárias em plataformas de celular. Fonte: Twitter.

A questão dos desbancarizados e o Bitcoin

As medidas sem precedentes do banco central tem como justificativa a proteção do consumidor em aplicativos que, supostamente, tem sido usados para criar instabilidades e insuficiências na economia.

No entanto, a EcoCash, solução para pagamentos mobile, indica que mais de 5 milhões dos seus usuários nem mesmo tem contas em banco, o que tornaria a vida deles bastante difícil sem alternativas.

A medida que tinha intenção de ser uma “proteção” da moeda nacional e o sistema bancário tradicional parece estar falhando, já que os zimbabuenses correram para o Bitcoin.

Pelo menos é o que indica o portal local Bitcoinke, que sugere que a cotação do Bitcoin disparou para 18% acima do preço de mercado de outros países. Inclusive a EcoCash é frequentemente usado para comprar a criptomoeda.

Como uma solução que não requer permissão de órgãos centrais, o Bitcoin oferece uma alternativa muito real para os cidadãos que veem seus métodos de pagamento sendo altamente regulados e limitados.

Além disso, a tecnologia blockchain garante que as transações sejam irreversíveis e os bitcoins são impossíveis de se falsificar. A impressão em massa de moeda fiat é um problema conhecido do país, que já viu sua moeda nacional colapsar por quatro vezes antes disso.

Nota de 100 trilhões de dólares de zimbábue
Nota de 100 trilhões de dólares de zimbábue. Essa colapsou em 2008.

Desta vez, a inflação disparou 750% e o mercado de ações valorizou, indicando que as pessoas correram para ativos que não a moeda nacional. Isso reforça a ideia de que ações de boas empresas, bitcoin e terra serão melhores que moedas fiat, como disse o gestor do Fundo Verde em uma live.