Cointimes

ADs

Essas criptomoedas podem virar “zombies”, segundo analista da Bloomberg

Zombie com mãos no mato

O mercado de criptomoedas sempre foi marcado por altos e baixos, inovações e, claro, competição. No entanto, recentemente, um alerta foi emitido por Jamie Coutts, analista de mercado de criptomoedas da Bloomberg Intelligence, sobre o possível destino sombrio de competidores do Ethereum (ETH).

Criptomoedas que podem virar “zombies”

O termo “zombie” é frequentemente usado no mercado de ações para descrever empresas que estão apenas gerando receita suficiente para cobrir seus juros, mas não o suficiente para pagar a dívida em si.

No contexto das criptomoedas, Coutts traça um paralelo entre essas empresas e os projetos de blockchain de camada 1 (L1) que estão vendo sua demanda despencar.

Segundo Coutts, a paisagem alternativa de blockchain L1 lembra muito essas empresas “zombie”. Ele cita:

O pnorama de alternativa de blockchain L1 me lembra as empresas ‘zombie’ (EBIT > Despesa de Juros) no mundo fiat. Não vejo como o cripto evita uma grande extinção em um futuro não muito distante. Demanda insuficiente (taxas) + alta inflação = rentabilidade negativa.

Moedas que já viraram “zombies”

Embora o relatório de Coutts não especifique quais moedas já se tornaram “zombies”, podemos inferir que muitos projetos L1 (layer 1) que surgiram como alternativas ao Ethereum, mas não conseguiram estabelecer uma base de usuários sólida ou resolver problemas de escalabilidade e custo, estão em risco.

Historicamente, muitas altcoins surgiram com grande alarde, mas eventualmente perderam tração e relevância no mercado. Podemos citar algumas:

  • Neo (antiga Antshares): era para ser o Ethereum dos chineses, mas acabou esquecida por grande parte do público.
  • Terra Classic: com o colapso completo da Terra, a tentativa de reerguer a plataforma, no entanto, transformou o blockchain em zombie.

Competidores do Ethereum estão com problemas

De acordo com o gráfico abaixo fornecido por Coutts, a rede Ethereum obteve mais de $500 milhões em lucros no segundo trimestre de 2023. Em contraste, outros projetos L1 viram um declínio de mais de $1,5 bilhão. Isso destaca a dominância do Ethereum e a luta que outros projetos enfrentam para se manter relevantes e lucrativos.

Image

Coutts também destaca que, assim como as empresas “zombie”, os projetos L1 podem atrair interesse dos investidores por seu potencial. No entanto, com as altas taxas de juros do Federal Reserve, esses investimentos especulativos se tornam menos atraentes, o que pode condenar muitos blockchains de camada 1.

Em conclusão, o mercado de criptomoedas está em constante evolução. Enquanto o Ethereum continua a dominar, muitos projetos L1 enfrentam desafios significativos.

A mensagem de Coutts é clara: assim como no mercado de ações, nem todas as criptomoedas sobreviverão, e os investidores devem proceder com cautela.

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!