Cointimes

ADs

Esses foram os 5 projetos com maior levantamento de capital nos últimos anos

homem de terno com dinheiro chovendo nele

O mercado de criptomoedas continua em constante crescimento, apesar dos contratempos macroeconômicos que ocorreram em 2022, e uma das partes essenciais para o funcionamento da indústria é o levantamento de capital, ou seja, o dinheiro investido nela.

O levantamento de capital está relacionado aos recursos necessários para as operações normais da empresa, além da captação de valores para investimentos em projetos com longos períodos de maturação, como ocorre na indústria cripto.

No entanto, os escândalos envolvendo entidades de Finanças Centralizadas (CeFi), como da FTX, Celsius e 3AC, decorreram em uma perda de confiança do mercado de capitais perante as instituições centralizadas e, com isso, o capital passa a migrar para soluções financeiras descentralizadas (DeFi). 

Em 2022, ao observar as atividades de venture capitalists (VCs), o mês em que mais capital foi investido na indústria cripto foi março, já durante o mercado de baixa, com cerca de US $6,54 bilhões arrecadados em 209 rodadas privadas de investimentos. Depois disso, com o mercado de criptomoedas sendo afetado pela macroeconomia, houve uma queda significativa de investimentos.

5 projetos com maior levantamento de capital privado

Ao analisar os projetos que se destacam entre aqueles que mais levantaram fundos privados em uma única rodada de investimento, dois deles colapsaram pouco tempo depois: 

  1. Luna Foundation Guard, criadora da blockchain Terra (LUNA) e da stablecoin TerraUSD (UST), levantou US $1Bi em 21 de fevereiro de 2022;
  2. FTX Token (FTT), token nativo da exchange FTX e protagonista do escândalo envolvendo a empresa base e seu braço de investimento, Alameda Research, levantou US $900Mi em 19 de junho de 2021.

Com isso, é possível concluir que valores de capital levantados em rodadas privadas não devem ser considerados de forma isolada na avaliação de um projeto, já que os dois “campeões” nesse quesito se mostraram péssimos negócios alguns meses depois.

Os projetos nas colocações seguintes são: 

  1. Polygon (MATIC), com US $450M em 06 de fevereiro de 2022;
  2. Yuga Labs (APE), com US $450M em 21 de março de 2022;
  3. Circle (USDC), com US $440M em 27 de maio de 2021;

Além do levantamento de capital privado, ao observar os dados de ICO/IDO e demais ofertas iniciais ao varejo, o projeto que mais se destaca nos últimos dois anos é o BitDAO (BIT), com um total de US $623,27M levantados com a oferta inicial do token realizada na ByBit Launchpad em 2021. Ademais, observando os dados gerais, 2022 foi um péssimo ano para vendas públicas e ofertas iniciais de novos projetos.

Quer saber mais dados relevantes sobre projetos de criptomoedas e aprender sobre as tendências do mercado DeFi para 2023? Acesse o relatório exclusivo disponibilizado gratuitamente pelo Cointimes

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!