O mercado cripto se mantém acima de US $1 trilhão e a esperança de um novo estímulo para alta acabou ainda ontem.
O bitcoin amanhece abaixo da região dos US $20.500, e no gráfico de 2 horas começa a iniciar um novo padrão Bart Simpson. A média móvel de 200 períodos, indicada pela linha vermelha no gráfico, mostra uma zona de suporte. Se perder essa região, o BTC irá testar novamente nos US $18.000.

Altcoins e o que você ainda não percebeu
No cenário de bear market, altcoins são as criptomoedas que mais sofrem pela baixa capitalização de mercado comparados com bitcoin e ethereum. Como são projetos iniciais e em desenvolvimento, os ativos se tornam ainda mais especulados e utilizados para uma assimetria de lucratividade pelos investidores.
O gráfico de criptomoedas alternativas tem mostrado um indicador importante que apresenta um suposto suporte e a formação de um novo fundo. Esta seria a confirmação de que é uma ótima região e um ótimo momento para iniciar os aportes de altcoins, esperando já a próxima corrida de touros.
A média móvel de 200 períodos, traçada em vermelho no gráfico, indica que mesmo que as altcoins tenham mais quedas, o valor não passaria de 10% no total. Essa é a região mais importante do gráfico, pois a partir dela os investidores entendem que pode se iniciar uma nova pernada de alta.

No momento da escrita desta matéria, o bitcoin está precificado em R$103.300, com queda de 1,70% nas últimas 24 horas, e o ether está em R$ 7.850, registrando queda de 1,90% nas últimas 24 horas segundo dados do CoinGoLive. Em dólar, o BTC está cotado em US $20.100 e o ETH em US $1.530.
Cenário macroeconômico
Como esperado, ontem foi anunciado pela quarta vez seguida nos Estados Unidos um aumento na taxa de juros de 75 pontos base. O mercado já havia precificado, e o que mais aguardávamos até aquele momento era a fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve Bank, o Banco Central americano.
Com uma expressão hawkish (referência à postura utilizada pelo banco central quando existe a intenção de aumentar ou manter elevadas as taxas de juros no país), Powell se mostrou preocupado com o cenário do país, afirmando que a inflação continua forte e o mercado de trabalho não tem mostrado melhora; ou seja, o desemprego segue abaixo do esperado.
Amanhã (4), serão divulgados os dados de Payroll no país, que mostrarão os índices de emprego e desemprego. Serão dados importantes junto com os indicadores de inflação de outubro, que sairão na próxima semana, e os de novembro, um dia antes da decisão de política monetária.

A especulação de um quinto aumento consecutivo de 75 pontos base na próxima reunião do Fed já começa a ganhar força. Os investidores se preparam para um possível cenário de mais quedas se for o caso. No início do ano de 2023, poderemos ter de fato os dados de uma recessão confirmada pelo péssimo desempenho do mercado no quarto trimestre de 2022.
Índices do mercado cripto
A capitalização de mercado de criptomoedas hoje está acima de US $1 trilhão, com o volume de negociações nas exchanges a pouco mais de US $102 bilhões nas últimas 24 horas. A dominância do Bitcoin se mantém em 38,6% e a do Ethereum é de 18.7%.
Para seguir acompanhando o momento do mercado cripto e dos mercados tradicionais, vem para o Discord da Foxbit para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!