Passfolio

Esse tipo de ação, que normalmente é comercializado a preços especiais, se tornou um bom meio de troca por conta do aumento das taxas de juros.

Brad Neuman, analista financeiro da empresa gestora de fundos Alger, escreveu para seus clientes que o atual ambiente de mercado pode ser o melhor dos dois mundos para investidores de ações de crescimento, pois elas “são mais baratas que investimento em valor em empresas de pequena capitalização.”

Neuman também explica que ações de crescimento geralmente têm “margens operacionais mais elevadas, retorno sobre o capital e balanços mais fortes.”

As ações de crescimento são aquelas de empresas com fluxo de caixa positivo substancial e sustentável, essas ações apresentam um grande potencial de crescimento de maneira mais rápida que a média de empresas do mesmo setor. 

Passfolio

Empresas com esse perfil geralmente atuam em mercados que passam por expansão, com aumento contínuo da demanda de seus produtos e serviços e utilizando parte de seus lucros para financiar o próprio crescimento. Por isso as ações de crescimento traçam projeções de retornos exponenciais em prazos menores.

Segundo dados do S&P Small Cap 600 Growth Index, as ações de crescimento estão com os preços mais baixos já vistos desde que a FactSet começou com as pesquisas em 1998. 

Durante uma entrevista, Neuman disse que o movimento de avanço das estimativas de consenso entre analistas, pesquisados pela FactSet, ressalta que as ações de crescimento não saem caro

No ano passado, a estimativa de 12 meses de lucro por ação para o grupo ações de crescimento aumentou em 47%, enquanto ETFs caíram 11%. Neuman chamou isto de “divergência entre o mercado e os fundamentos.” 

Ele explicou que, como investidores de empresas de pequeno porte estão pagando, em parte, por fluxos de caixa que ainda estão a anos de distância, eles são especialmente sensíveis ao aumento das taxas de juros:

“As empresas de pequena capitalização, fonte das ações de crescimento, aumentaram seus lucros de modo muito mais rápido, e o preço das ações também baixou muito mais rapidamente.”

Neuman disse em entrevista

Como comprar ações americanas

Este momento de juros altos, e com expectativa de subirem ainda mais, pode indicar uma janela de oportunidade para comprar ações de crescimento com baixa capitalização de mercado, conforme mostrou o analista financeiro.

Para comprar ações americanas de forma simples, conheça a Passfolio, uma corretora para brasileiros que conta com mais de 6000 ações listadas na bolsa de Nova Iorque e Nasdaq, além de cerca de 80 criptomoedas.

Leia também:

Passfolio