Passfolio

O ex-CEO da Bitmex, Arthur Hayes, contou uma história de seu passado como trader para o Deutsche Bank e fez um paralelo com o que está ocorrendo na economia norte-americana liderada pelo Federal Reserve.

Saiba mais: O fundo está formado e ETH ainda pode chegar a $10 mil este ano; segundo Arthur Hayes

Uma aposta inusitada no Deutsche Bank

Em uma postagem muito divertida e uma leitura bem interessante, Arthur Hayes relembra um momento marcante de sua vida em Hong Kong como trader do Deutsche Bank, quando uma colega de trabalho apelidada “Killah” (matadora) disse que conseguiria comer 10 big macs seguidos em um intervalo de duas horas.

O desafio rapidamente se transformou em uma aposta, envolvendo todo o departamento de pessoas acostumadas à assumir riscos financeiros e, que como um bando de “macacos entendiados” (bored apes), se reuniram em torno de uma mesa de escritório com os 10 lanches e Killah no centro, pronta para mostrar que conseguiria comer tudo.

Passfolio

O show dos traders do banco alemão foi interrompido no meio da farra por um analista sênior que ordenou aos gritos que parassem com aquilo e voltassem ao trabalho.

Arthur Hayes comparou este evento inusitado com o que está acontecendo com as políticas monetárias do Federal Reserve.

Inflação alta, juros altos e um basta do mercado

“O FED acredita que pode comer Big Macs feitos de aumentos de 50 pontos percentuais sem que os EUA e a economia global vomitem violentamente. Estamos apenas a alguns minutos da competição, e os mercados de ativos de risco já estão implorando para algum político sênior gritar: PAREM COM ISSO!

De acordo com este gráfico, o mês de abril foi especialmente ruim para as famílias norte-americanas, cuja média salarial ponderada pela inflação se viu em patamares negativos, mostrando que a família de renda mediana nos EUA literalmente perde dinheiro para a inflação e termina os meses devendo para a impressora do Federal Reserve.

Fonte: Bloomberg

Estes resultados são um pesadelo para qualquer político em época eleitoral e, ainda que eles sejam um efeito absolutamente esperado e previsto pelas decisões políticas do Banco Central que tem rabo preso com o governo vigente, quem vai pagar a conta é o próprio mercado.

Em uma tentativa de melhorar a imagem do governo para conseguir mais votos – o belíssimo sistema democrático funcionando a todo vapor – o Federal Reserve vêm aumentando as taxas de juros, comprando os títulos do tesouro norte-americano que ficam mais atrativos com este aumento, lucrando mais e ao mesmo tempo atraindo capital dos investidores para a renda fixa.

Tudo isso faz com que muito dinheiro comece a sair dos ativos de risco como as ações da bolsa de valores e criptomoedas.

Em um claro bear market para ambas as classes de ativos financeiros, o mercado está prestes a “vomitar todos os big macs” enquanto o FED continua “enfiando” políticas irresponsáveis “goela abaixo” da economia.

Arthur Hayes conclui dizendo que qualquer recuperação econômica, seja da bolsa de valores ou do Bitcoin e Ethereum, dependem exclusivamente de uma mudança de posicionamento financeiro do Federal Reserve, mas é possível que o mercado já esteja muito próximo do fundo de preço para ambos.

Se você acredita no bilionário, agora pode ser um bom momento para começar a se posicionar neste ativos e é possível fazer isso utilizando a Passfolio.

Leia mais:

Passfolio