Cointimes

Estudo mostra vantagens de utilizar BTC e XNO ao pagar trabalhadores

Pessoa fazendo pagamentos

Estudo realizado com base em um caso real apresentou números significativos que demonstram algumas vantagens ao utilizar bitcoin e nano em pagamentos pelo trabalho realizado por colaboradores ao redor do mundo.

Contexto: O estudo de caso sobre a Pool2Miners

Há 12 meses atrás, em 11 de outubro de 2021, a pool de mineração 2Miners apresentou aos seus mineradores, conectados de diversas partes do mundo, a opção de receber o pagamento pelo seu trabalho realizado na pool em duas outras moedas alternativas ao ETH: Bitcoin (BTC) e Nano (XNO).

Como entusiasta do uso de dinheiro descentralizado para atividades cotidianas, acompanhei de perto toda a experiência desta nova forma de pagamentos, coletando dados durante todo o período. Aqui no Cointimes, cobrimos pontualmente com algumas matérias relacionadas.

Leia mais:

No dia 15 de setembro de 2022, 11 meses após seu início, o experimento foi encerrado com o The Merge e a migração do Ethereum de Proof-of-Work para Proof-of-Stake.

No dia 15 de outubro publiquei o estudo completo que conta mais sobre o caso, explica como funciona a mecânica de pagamentos e analisa dados quantitativos e qualitativos com o objetivo de reportar sobre a experiência, os diferentes motivos de escolha entre as moedas disponíveis e as vantagens para o negócio da Pool de Mineração – alcançadas com sua estratégia experimental.

Vou trazer um rápido resumo sobre os principais números apresentados no estudo, mas o material completo pode ser acessado nos links abaixo:

$35 milhões de dólares em pagamentos internacionais com baixo custo

Ao todo foram realizados 4,53 milhões de pagamentos em nano durante 337 dias, em uma média de 13.450 pagamentos por dia. O volume desses pagamentos foi de Ӿ17,42 milhões XNO, que equivale a cerca de $35 milhões de dólares com as cotações diárias de cada pagamento.

Gráfico de barras com os números de pagamentos em nano
Fonte: Estudo de Caso

A pool de mineração moveu o equivalente a cerca de 13% de todas as unidades de nano disponíveis em quase um ano, por um preço médio de US $2,40 por unidade.

Tudo isso foi realizado com um custo total estimado de US $35.387,05 (35,38 mil dólares), referente às taxas de câmbio pagas à exchange Kraken, no par XNO/ETH. O que foi possível ao realizar os pagamentos por meio de uma rede sem taxas, aumentando o lucro da empresa e também dos trabalhadores.

Ao considerar taxas reais do Bitcoin e de sistemas de pagamentos internacionais tradicionais, como é o caso da Wise (TransferWise), isso significa uma economia de $8,5 milhões de dólares caso os pagamentos tivessem sido feitos em BTC e cerca de $16,62 milhões de dólares caso os pagamentos tivessem sido realizados pelos meios tradicionais.

Apesar desta economia, muitos trabalhadores preferiram manter os pagamentos nas moedas de maior confiança e capitalização de mercado, sendo que a média observada de escolha dos mineradores foi a seguinte:

  • Média diária de todos os mineradores da pool: 95.827,07 (100%);
  • Média diária de mineradores de ETH: 51.066,50 (53,29%).
  • Média diária de mineradores de BTC: 31.313,21 (32,67%);
  • Média diária de mineradores de XNO: 13.447,36 (14,03%);
Gráfico em pizza com a porcentagem média das escolhas de moeda de pagamento: XNO 14%, BTC 32,7% e ETH 53,3%
Fonte: Estudo de Caso

Crescimento do negócio ao utilizar BTC e XNO como pagamento

Gráfico com o crescimento do número de mineradores da pool2miners, por moeda.

O número de mineradores trabalhando para a Pool 2Miners mais do que dobrou, ao se considerar o seu início e a média dos 337 dias, mas em um pico de conectividade simultânea, o aumento triplicou, atingindo 130.561 mineradores gerando hashrate de forma colaborativa – sendo que a quantidade de mineradores recebendo em ETH se manteve constante, o que indica que novos mineradores foram atraídos pelos métodos alternativos de pagamento em BTC e XNO.

A porcentagem de hashrate na rede do Ethereum pela 2Miners também cresceu significativamente no período estudado, de 3,54% no dia 21 de outubro de 2021, para um pico de 8,06% em 12 de setembro de 2022.

Aumento da porcentagem de hashrate da pool2miners na rede do Ethereum, durante o período do estudo de caso.

Quer acompanhar mais estudos e conteúdo original? Junte-se à maior comunidade cripto no Discord da Cointimes!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!