A tão esperada Proposta de Melhoria do Ethereum (EIP) -1559 já tem data marcada após mais de um ano de desenvolvimento e ela tem o potencial de fazer o ether disparar. 

Após 1,5 anos de desenvolvimento ativo, acredito que o EIP-1559 está finalmente pronto para ser incluído em uma atualização de rede e gostaria de propor que ele seja incluído na atualização de Londres.” afirmou o desenvolvedor Tim Beiko no Github

O upgrade nomeado de Londres está previsto para acontecer em julho e promete trazer mudanças enormes para as bases econômicas do Ethereum. A ideia do EIP-1559 é mudar o funcionamento das taxas de transação, melhorando a UX e diminuindo as enormes fees desse blockchain. 

Reestruturação econômica do Ethereum

Para isso serão inclusos dois novos campos de transação, a “BASE FEE” e o “TIP”. Em vez do usuário pagar  de acordo com a demanda em um sistema de oferta as taxas serão fixas, o chamado “BASE FEE”. Já o TIP será uma espécie de gorjeta para os mineradores,  na qual o usuário pode pagar para pedir prioridade à sua transação. 

“Por exemplo, se o “preço de mercado” para inclusão for de 100 gwei e um usuário quiser ter certeza de rápida inclusão, hoje seu incentivo seria pagar >100 gwei (o que é difícil de estimar, dado que esse valor não faz parte do protocolo) e sua oferta completa é o que seria usado para calcular o preço da transação. Com a 1559, se a TAXA BASE fosse de 100 gwei, um usuário poderia colocar um LIMITE DE TAXA de, digamos, 200 gwei, uma gorjeta de, digamos, 3 gwei, e eles só pagariam a TAXA BÁSICA e TIP do seu bloco de inclusão. A diferença entre isso e o LIMITE de 200 gwei FEE seria reembolsada ao remetente.”

explica a proposta

Outro ponto importantíssimo se refere a queima de ether. Atualmente o ether pago nas transações vai direto para os mineradores e continua no sistema fazendo pressão no preço, já com o update eles serão queimados. 

“Dado que a FEE BASE é queimada como parte de cada transação e que, como há mais demanda por espaço de bloco no Ethereum, o AUMENTO DA TAXA BÁSICA, a alta demanda sustentada por espaço no bloco do Ethereum criará uma pressão deflacionária sobre a oferta de ETH. Em outras palavras, quanto mais pessoas querem usar o Ethereum, maior será a TAXA BÁSICA, mais ETH é queimado tanto no agregado quanto por transação.

Isso está em consonância com a filosofia de “emissão mínima viável” e cria um ciclo de feedback positivo entre o uso da rede e o valor da rede.” – disse Tim Beiko. 

Riscos da EIP 1559

Entretanto, a medida vem com altos riscos. Primeiramente, com menos taxas indo para os mineradores há também menores incentivos, aumentando a possibilidade de um ataque de 51% como já aconteceu com outras criptomoedas. 

Apesar de improvável esse ataque não é impossível, visto que a 60% do poder de mineração está contra a proposta, das grandes pools apenas a F2Pool está a favor e ela tem somente 10% do hashrate. 

Além do risco de rede, temos que lembrar a alta correlação do ether com o bitcoin. Ou seja, se o btc não estiver em alta a tendência é do ether acompanhar.

*Esse texto não é uma indicação de investimento.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br