Coingoback

Segundo informação da Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal, o empresário foi preso acusado de organizar o esquema de pirâmide da empresa Telexfree, sendo sócio do fundador James Merril.

O mandato de prisão veio, originalmente, do governo dos Estados Unidos, e a motivação seria a suspeita de fraudes.

De acordo com processos no STF, existem mais de 11 mil ações cíveis em tramitação na Justiça contra Wanzeler por pessoas físicas, além de 15 ações penais e uma ação civil pública por conta do caso.

O empresário teve sua nacionalidade removida em razão da aquisição de sua cidadania norte-americana. Quanto ao processo de extradição, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro explicou:

“A decisão do Supremo Tribunal de determinar a perda da nacionalidade brasileira do Sr. Wanzeler abre um perigoso precedente. A defesa entende que, mesmo com a perda da nacionalidade, não é cabível a extradição pois o agora cidadão americano responde a processos no Brasil pelos mesmos fatos que fundamentaram a prisão dele nos EUA. Nestes casos, ele tem o direito de responder ao processo no Brasil.”

Entenda sobre o caso

Para quem não acompanhou, o fundador da Telexfree, James Merril, admitiu ser culpado por “fraude e conspiração” para a Justiça de Massachusetts, de acordo com o WSJ.

Ambos Merril e Wanzeler haviam sido acusados de montar um esquema de pirâmide financeira para a venda do serviço de telefonia Voip. O serviço-fachada acabou atraindo 1 milhão de pessoas.

Foi programado para ter seu julgamento em fevereiro de 2017, porém ficou no aguardo até o fim do ano passado, 2019.

O esquema arrecadou, aproximadamente, um bilhão de dólares, com promessas de “200% de retorno financeiro garantido”, dentre outros.

Carlos Costa, outro sócio da Telexfree, ainda teve prisão preventiva na tentativa de abrir sua “própria empresa de marketing multinível”.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!