Rispar

Segundo informação da Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal, o empresário foi preso acusado de organizar o esquema de pirâmide da empresa Telexfree, sendo sócio do fundador James Merril.

O mandato de prisão veio, originalmente, do governo dos Estados Unidos, e a motivação seria a suspeita de fraudes.

De acordo com processos no STF, existem mais de 11 mil ações cíveis em tramitação na Justiça contra Wanzeler por pessoas físicas, além de 15 ações penais e uma ação civil pública por conta do caso.

O empresário teve sua nacionalidade removida em razão da aquisição de sua cidadania norte-americana. Quanto ao processo de extradição, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro explicou:

Coinext 760x150

 

“A decisão do Supremo Tribunal de determinar a perda da nacionalidade brasileira do Sr. Wanzeler abre um perigoso precedente. A defesa entende que, mesmo com a perda da nacionalidade, não é cabível a extradição pois o agora cidadão americano responde a processos no Brasil pelos mesmos fatos que fundamentaram a prisão dele nos EUA. Nestes casos, ele tem o direito de responder ao processo no Brasil.”

Entenda sobre o caso

Para quem não acompanhou, o fundador da Telexfree, James Merril, admitiu ser culpado por “fraude e conspiração” para a Justiça de Massachusetts, de acordo com o WSJ.

Ambos Merril e Wanzeler haviam sido acusados de montar um esquema de pirâmide financeira para a venda do serviço de telefonia Voip. O serviço-fachada acabou atraindo 1 milhão de pessoas.

Foi programado para ter seu julgamento em fevereiro de 2017, porém ficou no aguardo até o fim do ano passado, 2019.

O esquema arrecadou, aproximadamente, um bilhão de dólares, com promessas de “200% de retorno financeiro garantido”, dentre outros.

Carlos Costa, outro sócio da Telexfree, ainda teve prisão preventiva na tentativa de abrir sua “própria empresa de marketing multinível”.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br