Coingoback

Recentemente a polícia civil do Rio Grande do Sul fechou uma unidade da Unick Forex por suspeita de pirâmide financeira. Mas nem todas as pessoas sabem o que é isso

Ganhe 30% em 3 dias. Mude a realidade da sua vida! Aposto que você já deve ter visto esse tipo de propaganda por aí.

Às vezes, quem está por dentro do mercado de investimentos ou já possui certo conhecimento no tema, acaba vivendo em uma ‘bolha’.

Esquecemos como a falta de educação financeira é um problema extremamente comum no Brasil.

É bem provável que você já tenha caído, ou pelo menos conheça alguém próximo, que foi vítima de algum golpe financeiro. As famosas pirâmides ou Esquemas de Ponzi.

O esquema de Ponzi foi popularizado por Charles Ponzi (o italiano da foto com pinta de investidor, mas que na verdade não passa de um estelionatário). Hoje os Ponzis estão por todos os lados, e se parecem muito com o original.

Charles Ponzi

Basicamente, as pirâmides vivem de aportes financeiros de novos entrantes e funcionam com um sistema de repasse.

Ex: João entra com 10 mil reais. Convida Maria e José, que também entram com mais 10 mil reais. Maria convida Fulano e José convida Ciclano. Mais 20 mil entrando no esquema. Que assim convidam mais pessoas, o que resulta em um ciclo vicioso.

Uma pirâmide sobrevive por causa de entrada de dinheiro

Esse sistema de novos entrantes, se você parar para visualizar graficamente, formará a figura de uma pirâmide. Por isso o termo “pirâmide financeira”.

como surge uma pirâmide financeira

Os responsáveis por convidar novos “investidores”, ganham porcentagens sobre o valor investido dos convidados. É por isso que, durante um certo tempo, algumas pirâmides financeiras dão uma falsa sensação de negócio legítimo.

O grande problema é que esse modelo nunca será sustentável. Não existe produção ou criação de receita. Apenas repasse.

Quando o fluxo de novos entrantes perde vazão e a quantidade de membros antigos é grande, sobra pouco dinheiro para distribuir entre as várias vítimas/cúmplices.

como funciona uma pirâmide financeira

E em 100% dos casos, a base da pirâmide paga a conta. O pior de tudo é que boa parte desse pessoal vê nesses esquemas uma forma de sair de uma situação de pobreza, e costuma apostar as economias de uma vida inteira.

Uma única dica é suficiente para que você nunca caia em algum esquema desse, por isso ficará em caps lock.

NÃO ACREDITE EM FÓRMULA MÁGICA DE ENRIQUECIMENTO.

Não existe fórmula concreta. Principalmente quando se trata de investimentos. Investir é hábito e consistência.

Leia também:

Escute nosso podcast:

https://cointimes.com.br/podcasts/conexao-satoshi-04-indiana-jones-os-cacadores-da-piramide-financeira/

Você gostou desse conteúdo? Nós temos muito mais! Siga e compartilhe a página do Cointimes para se manter atualizado com os conteúdos mais relevantes. Estamos em todas as mídias sociais também: FacebookTwitterInstagram.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!