A corretora Airtm será a responsável por algo inédito, ela ajudará a distribuir US$ 18 milhões apreendidos de pessoas ligadas a casos de corrupção ligados ao ditador venezuelano Nicolás Maduro ao povo venezuelano.

airtm corretora
Imagem da Airtm

Em um acordo anunciado pelo  reconhecido  presidente venezuelano Juan Guaidó, o governo dos Estados Unidos irá liberar US$ 18 milhões para profissionais de saúde venezuelanos via Airtm, uma exchange apoiada pela Coinbase.

Como resultado, a plataforma mexicana que é amplamente acessada na Venezuela foi bloqueada pelo governo venezuelano. Mas o bloqueio durou pouco, tutoriais sobre como usar VPNs e contornar as restrições surgiram por diversos grupos do país.

O Bitcoin chegou longe

O cientista de dados Matt Ahlborg chamou a atenção para a importância das criptomoedas no processo de luta contra o regime de Maduro:

Cointimes Awards

“Em resumo, eu só quero tomar um momento aqui para reconhecer o fato de que, em 2020, o principal líder da oposição de um país está expressando apoio e contando com uma empresa alinhada com Bitcoin para distribuir ajuda e conseguir reformas políticas. Quão longe isso chegou!”

A distribuição de dólar digital pela plataforma da Airtm é apenas uma das muitas ações que a comunidade das criptomoedas construiu para penetrar nos jardins cercados dos bancos venezuelanos.

Muito pode ser aprendido ao testemunhar como esses jardins monetários nacionais, outrora murados, estão sendo penetrados por novas tecnologias, como a internet, criptografia e criptomoeda. E será duplamente educacional ver até que ponto o governo de Maduro pode resistir a isso.”, disse Matt.

Bitcoin ajudando diretamente os venezuelanos

Devido às taxas baixas, os venezuelanos escolheram usar o Bitcoin Cash (BCH) e hoje a criptomoeda já é a mais aceita no comércio e tem servido para matar a fome de milhares de famílias pobres.

Cointimes Awards

A comunidade do bitcoin já enviou milhares de dólares em BCH para os venezuelanos por meio da iniciativa EatBCH, que compra comida com as doações e distribui para comunidades carentes.

criança venezuelana comendo graças a doações de bitcoin cash
crianças venezuelanas com prato na mão e endereço de bitcoin cash

É o Bitcoin fazendo a diferença para os venezuelanos de diversas formas. 

Leia mais no artigo: “Projeto usa Bitcoin Cash para doar alimentos aos mais pobres na Venezuela“.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br