Cointimes Awards

No dia 20 de janeiro o portal de notícias CCN publicou uma matéria falando sobre um possível hack das principais exchanges de bitcoin e criptomoedas do mundo, milhares de documentos teriam vazado e estariam sendo vendidos na Darknet, seria isso verdade?

Dados na Deep Web

Segundo a CCN foram mais de 100 mil documentos vazados das principais plataformas de trade de Bitcoin do mundo, incluindo Binance, Poloniex, Bitfinex e Bittrex.

Os documentos estariam à venda por 10 dólares por um pacote de 100, com descontos para quem comprar grandes quantidades.

Venda de KYC na deep web

O portal que publicou a notícia conseguiu algumas amostras de dados que parecem reais. As exchanges mencionadas negam qualquer brecha nos sistemas.

Cointimes Awards

É também importante notar que o post do hack foi feito há 6 meses e até agora nenhuma prova conclusiva foi divulgada. Levando muitos da comunidade a chamarem a notícia de fakenews.

O site com a publicação original com os dados da venda está fora do ar.

O problema é mais profundo

Mesmo não confirmado, esse seria apenas mais um caso de vazamento massivo de documentos obtidos graças a normas de KYC (conheça seu cliente).

O KYC é visto como essencial para evitar lavagem de dinheiro e para se obter uma boa análise de riscos.

Cointimes Awards

Entretanto as instituições encontram problemas ao implementar políticas de KYC, dentre elas a falta de consistência entre as diversas normas e padrões, custos crescentes e dificuldades para manter a segurança dos dados.

Algumas soluções?

Há tentativas de solucionar esses problemas, muitas delas são soluções baseadas em blockchain ou que estão unificando a forma de fazer KYC.

Temos respectivamente a brasileira OriginalMy, trabalhando com soluções de id para blockchain e o Telegram unificando o processo de KYC e AML para ICOs e outras plataformas online.

Cointimes Awards

Em suma, não temos certeza sobre os dados supostamente vazados, o próprio site da deepweb está fora do ar e aparentemente os documentos dos usuários parecem seguros.

E aí, você confia em bancos e exchanges para guardar seus documentos? Deixe nos comentários sua opinião sobre esse caso.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br