De acordo com estudo da Dapp Review, as duas principais exchanges descentralizadas da rede Ethereum tiveram volume recorde em 2019.

“As exchanges descentralizadas “2.0” também aumentaram em volume. O Uniswap foi usado por mais de 19 mil usuários, exibindo um volume anual total de US $ 390 milhões.

Da mesma forma, o Kyber foi usado por mais de 35 mil usuários e exibiu um volume anual de US $ 387 milhões.”, disse o estudo

Somadas, temos um volume de US$~777 milhões, sem contar com a 0x e outras corretoras fora da plataforma Ethereum.

O volume de transações na rede Ethereum mostra a força das exchanges descentralizadas, somando com a área de Finanças, elas totalizam 90% do volume transacional da plataforma de smart contracts.

DEFI gráfico de exchanges x Finanças, com exhcnages dominando

O porquê das Exchanges descentralizadas

Conforme divulgado pelo CTO da CasaHodl, James Lopp, o número de hacks em exchanges vem aumentando. Enquanto em 2011 tivemos um hack, no ano passado esse número subiu para 23.

Outro ponto que pode ajudar a explicar o crescimento das exhcanges descentralizadas é o excesso de regulamentação. No Brasil, vimos um aumento no uso da corretora descentralizada Bisq logo após a introdução da Instrução Normativa 1888/2019.

Se o futuro é realmente descentralizado nós não sabemos, mas o presente definitivamente nos mostra que há demanda para serviços desse tipo.