O investidor do mercado de criptomoedas precisa de mais proteção nos EUA, incluindo possíveis regulamentações para corretoras de criptomoedas, disse o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler, na quinta-feira (6).

Em sua primeira audiência pública desde que se tornou o presidente do regulador federal de valores mobiliários, Gensler disse que a autoridade da SEC é restrita a valores mobiliários e produtos ou gestores de ativos que possam investir em criptomoedas. Mas ele sugeriu que o Congresso poderia ter um papel em trazer maior clareza regulatória, especialmente em torno das bolsas.

“No momento, essas bolsas não têm uma estrutura regulatória na SEC ou em nossa agência irmã, a Commodity Futures Trading Commission (CFTC)”, disse ele. “No momento, não há um regulador de mercado em torno dessas exchanges de criptomoedas e, portanto, realmente não há proteção contra fraude ou manipulação.”

No entanto, Gensler não especificou como deveriam ser as novas regras em torno das exchanges de criptoativos.

Seus comentários, que vieram em resposta a uma pergunta sobre ativos digitais do deputado Patrick McHenry, também mencionaram uma proposta de regulamentação para custódia, que o presidente da SEC disse esperar que avance.

McHenry, que patrocinou um projeto de lei que trata de como a SEC e a CFTC podem dividir a supervisão de criptomoedas, perguntou como Gensler poderia melhorar a clareza regulatória em torno dos ativos digitais.

Polêmica da GameStop

A audiência de quinta-feira foi a terceira realizada pelo Comitê de Serviços Financeiros da Câmara que analisou a resposta regulatória ao salto do preço das ações da GameStop no início deste ano.

Gensler não abordou as criptomoedas em seus comentários de abertura pré-escritos, em vez disso se concentrou em aspectos da GameStop e outros eventos de mercado recentes, como o colapso da Archegos Capital.

O novo presidente da SEC falou de maneira geral sobre o papel da tecnologia e da mídia social no mercado de ações públicas.

“A tecnologia pode trazer maior acesso aos nossos mercados de capitais”, disse Gensler em seu discurso de abertura.

Ele mencionou o papel de comunidades online como o Reddit em impulsionar os preços das ações, mas alegou não estar interessado em restringir a liberdade de expressão – em vez disso, Gensler disse que está interessado em ver se atores mal-intencionados se aproveitam dessas comunidades para manipular os mercados.

A SEC planeja lançar um relatório neste verão avaliando o frenesi das ações da GameStop e a reação do mercado, disse Gensler.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das maiores exchanges do Brasil e do mundo, e compre Bitcoin, Ethereum, USDT e outras principais criptomoedas pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!