Não é de hoje que sabemos que o Facebook, Telegram e outros mensageiros estão desenvolvendo criptomoedas. Mas segundo reportagem do NYT os planos de lançamento dessas moedas podem estar mais próximos do que imaginamos.

Segundo dados vazados anonimamente por funcionários do Facebook e de exchanges de criptomoedas, o Facebook já está trabalhando algumas parcerias para incluir sua criptomoeda nas principais corretoras de criptomoedas.

Aparentemente a “Facebookcoin” será lançada ainda nesse semestre, mais especificamente até o final do segundo trimestre desse ano.

Projeto mega secreto

Ainda segundo a reportagem do NYT, a criptomoeda do Facebook vem sendo desenvolvida em absoluto sigilo.

De tal forma que os mais de 50 engenheiros no projeto estão trabalhando em locais distintos e com IDs de acesso exclusivos dos demais funcionários da gigante das mídias sociais.

Conforme reportado anteriormente pela Bloomberg, a Facebookcoin seria uma criptomoeda lastreada em uma moeda fiat (como o real/dólar).

Mas não é descartado que eles lancem uma criptomoeda sem lastro, como está fazendo o Telegram

O grande problema para o Facebook em ter uma criptomoeda sem lastro seria a dificuldade de manter o valor dela estável.

Além disso há dúvidas sobre o nível de controle que o Facebook terá sobre as criptomoedas do sistema. Se a empresa não tiver muito controle haverá problemas com o uso ilegal do Facebookcoin. Por outro lado, se houver grande controle não motivos para usar blockchain.

O que podemos concluir é que esse é um momento importante para as criptomoedas. As principais empresas do mundo estão desenvolvendo soluções nessa área.

O que você espera do Facebookcoin? Eu particularmente vejo como uma boa possibilidade de mudarmos completamente o sistema atual de pagamentos no ocidente, mas, isso só vai depender do Facebook.

Este tipo de conteúdo é relevante para você ou alguma pessoa que você conhece? Se for, siga e compartilhe a página do Cointimes e se mantenha sempre atualizado no mercado – FacebookTwitterInstagram.