Em uma videoconferência com o astronauta Chris Hadfield, o CSO da Blockstream Samson Mow usou uma implementação da Blockstream Satellite para enviar os primeiros bitcoins do espaço e retransmitidos na Terra.
Chris Hadfield é um astronauta canadense que ficou muito conhecido por postar vídeos no YouTube mostrando como é realizar simples tarefas em gravidade zero, como escovar os dentes ou dormir.
O evento ocorreu durante a conferência Asia Blockchain 2020, demonstrando como na prática o uso de bitcoins através de satélites, onde o receptor não precisa de internet.
Bitcoin sem internet?
A vantagem dessa tecnologia é a diminuição dos custos e barreiras para participar da rede do Bitcoin, além de aumentar a descentralização e resistência dos nodes de bitcoin ao redor do mundo.
Em um exemplo prático, um vilarejo sem conexão com a internet pode aceitar bitcoin e verificar por conta própria que o recebimento foi concluído, sem precisar confiar no cliente.
Os satélites cobrem o mundo todo, separado entre 4 satélites em 6 zonas de cobertura. Três dessas áreas possuem cobertura com o dobro de velocidade, como aponta o mapa do site da Blockstream.
Contudo, não adianta receber e não puder fazer nada com isso, e é aí que outras soluções são necessárias para o perfeito funcionamento do bitcoin neste exemplo. O Starlink do Elon Musk é apenas um dos projetos que tentam levar a internet rápida para todos os lugares do mundo.
De acordo com o próprio Elon Musk, um pequeno vilarejo só precisará de uma única antena de baixo custo para se conectar a um satélite da Starlink e receber internet e todos poderem usar bitcoin.
Uma outra alternativa seria o uso de bitcoin offline, com alternativas como o Opendime, que permite a transferência de bitcoins como se fossem moedas físicas.
No Twitter, um usuário postou a foto do livro de Hadfield “Guia de um astronauta para viver bem na Terra” com o Opendime substituindo o seu skate.
Que inclusive chamou a atenção do brasileiro Rodolfo Novak, desenvolvedor do Opendime:
Imagine an @Opendime going to space? 😱 @elonmusk @SpaceX barely any volume! Can we squeeze it in on the next satellite launch?
— IT’S THE MONEY, STUPID. (@nvk) July 19, 2020
“Imagine um Opendime indo para o espaço?
@elonmusk @SpaceX ele não tem quase nenhum volume! Podemos encaixar um no próximo lançamento de satélite?”
Veja o nosso guia para usar bitcoin usando um satélite!