Coingoback

Depois de anos zombando e ridicularizando publicamente o bitcoin, o economista Nouriel Roubini admitiu que a criptomoeda pode servir como uma reserva parcial de valor.

Roubini leciona na Stern School of Business da Universidade de Nova York e tem sua própria empresa de consultoria econômica chamada Roubini Macro Associates. Famoso por prever o crash da bolha imobiliária de 2007-2008, suas previsões sombrias lhe renderam o apelido de “Dr. Doom” na mídia.

Dr. Doom é um crítico de longa data do bitcoin. Em uma audiência no Senado americano em outubro de 2018, ele chamou as criptomoedas de “a mãe de todos os golpes e bolhas”. Ele também disse que o mundo da criptomoeda é uma “fossa fedorenta” e fundamentalmente não vale nada.

No entanto, Roubini pode ter mudado sua visão sobre o bitcoin, pelo menos até certo ponto. Durante uma entrevista com o Yahoo Finance na sexta-feira, ele foi questionado sobre o que ele achava do bitcoin. Depois de reiterar sua posição de que não é uma moeda, Roubini disse:

Pode ser uma reserva parcial de valor porque, ao contrário de milhares de outros que chamo de shitcoins, não pode ser tão facilmente degradado porque há pelo menos um algoritmo que decide quanto a oferta de bitcoin aumenta com o tempo.

Quanto a outras criptomoedas, Dr. Doom disse: “a maioria dessas estão sendo degradadas mais rápido do que o Fed (Banco Central dos EUA) está fazendo”.

Roubini também explicou por que acha que “criptomoeda é um nome impróprio”. Para que algo seja considerado uma moeda, ele descreveu que precisa ser uma unidade de conta, um meio de pagamento escalável e uma reserva de valor estável.

Ele afirmou que o bitcoin não é uma unidade de conta porque “nada tem preço em bitcoin ou em qualquer outra criptomoeda”. Além disso, ele disse que não é um numerário porque existem muitos tokens, e não é um meio de pagamento escalável porque você só pode fazer cinco transações por segundo, ao contrário da rede Visa onde você pode fazer 25.000 transações por segundo.

Quanto ao futuro da criptomoeda como uma classe de ativos, ele enfatizou que, em sua opinião, “não é escalável, não é seguro, não é descentralizado [e] não é uma moeda”.

Por fim, ele explicou que muitos bancos centrais estão trabalhando em moedas digitais de banco central (CBDCs). Quando forem lançadas, todos os indivíduos podem ter uma conta em um banco central de onde podem fazer pagamentos. Quando isso acontecer, ele disse: “Você não só não precisa de criptomoeda. Você nem precisa de uma conta bancária. Você nem mesmo precisa de um cheque.” Dr. Doom elaborou:

“A grande revolução que veremos nos próximos três anos será nas moedas digitais do banco central. Eles vão excluir os sistemas de pagamento digital.”

Leia também: Porque o Presidente do Banco Central está errado sobre o Bitcoin

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br