Breaking News  
Conheça 5 fatores que influenciam na cotação das criptomoedas Economia

Conheça 5 fatores que influenciam na cotação das criptomoedas

Fatores que influenciam a cotação das criptomoedas

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Uma dúvida recorrente de muitos investidores é sobre como ocorre a cotação de criptomoedas. A volatilidade é influenciada por diversos fatores, e isso afeta diretamente no preço e no uso dessas moedas.

Assim como as tradicionais — dólar, euro, entre outros —, as criptomoedas podem apresentar aumento ou queda do preço em determinados períodos e de forma repentina.

Em razão disso, listamos, neste post, 5 fatores que influenciam na cotação das criptomoedas aos quais você deve ficar atento para não sofrer prejuízos com as oscilações. Confira!

1. O risco político na cotação

O cenário político afeta fortemente diversos setores da economia e da moeda nacional — e também a cotação de criptomoedas. Essa influência ocorre porque alguns investidores costumam usá-las para cobrir as oscilações da moeda convencional.

Além disso, quando há a circulação de notícias que envolvem crises econômicas, algumas pessoas passam a adquirir criptomoedas na intenção de proteger o seu patrimônio.

2. A demanda de oferta e procura

Outro fator que determina a cotação de criptomoedas é o da demanda de oferta e procura. Para definir o preço, é feita uma linha entre a procura por parte dos compradores e a oferta por parte dos vendedores.

O interesse de pessoas em adquirir criptomoedas e em usá-las em suas transações tem crescido consideravelmente. Sendo assim, a volatilidade é fortemente influenciada por esse aumento de interesse. Então, quanto maior a procura, maior será o preço definido, e, quanto menor for o interesse, menor será o valor.

3. O mercado

O mercado de criptomoedas ainda é descentralizado e não tem muita regulamentação, apesar de não ser ilegal. Dessa forma, qualquer pessoa que tenha interesse e capital pode começar a negociar, comprar, vender e fazer transações com essas moedas.

Com isso, existem muitas empresas que utilizam as criptomoedas em suas negociações, o que influencia em três fatores: taxas cobradas, reputação e número de clientes. Esses pontos afetam a cotação, até mesmo, em um mesmo país, ou seja, é possível encontrar preços diferentes em um mesmo território.

4. A volatilidade do dólar

A cotação do dólar influencia fortemente o cenário econômico e diversas moedas, inclusive as criptomoedas. Em alguns sites e plataformas, o dólar é levado em consideração para definir o preço que os usuários estão abertos a pagar.

Inclusive existem tokens que representam dólares, o post abaixo mostra essa novidade e como ela influencia o mercado.

Tether ajudou a alavancar preço de criptomoedas

5. Os problemas técnicos

Os sistemas de criptomoedas passam por atualizações que buscam melhorar os processos, a segurança e os bugs que atrapalham os investidores. Tanto os pontos fortes quanto os fracos podem influenciar na cotação.

Além disso, as notícias divulgadas pela mídia acerca de ataques ou abertura para invasões de hackers podem fazer com que essas moedas sejam altamente desvalorizadas, já que as pessoas terão medo de fazer parte desse mundo. No entanto, esse ponto requer muita atenção, já que não é recomendável confiar em notícias falsas ou desconsiderar informações reais e arcar com prejuízos que poderiam ser evitados.

A cotação de criptomoedas é definida por um conjunto de fatores que, em muitos casos, afeta também a volatilidade de outras moedas e a situação econômica, em geral. Sendo assim, procure sempre ficar informado sobre qualquer tipo de situação que possa afetar as suas transações.

Gostou do post? Não esqueça de assinar a nossa Newsletter para receber mais informações e notícias importantes que afetam a cotação das criptomoedas.

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.