O Federal Bureau of Investigation (FBI) soltou um alerta oficial nesta segunda-feira sobre o aumento no número de golpes usando covid19 e bitcoin.
A agência lista uma série de golpes em seu comunicado, um deles é o pagamento por equipamentos de tratamento que não existem ou curas que não são provadas cientificamente.
“Sabe-se que os golpistas atraem clientes de sites confiáveis oferecendo produtos que alegam impedir o COVID-19 … para aceitar pagamentos em criptomoedas por produtos que não existem realmente.”, afirmou a agência.
Além desse golpe, outro ainda pior está sendo visto pelas autoridades.
O chamado Blackmail agora usa o coronavírus, os criminosos dizem que vão soltar informações confidenciais e também infectar parentes e amigos, em troca eles pedem criptomoedas.
Apesar dos avanços no rastreamento de transações com criptomoedas os criminosos se escondem por trás da complexidade do tema, disse o FBI.
Contudo, a agência policial afirma que há iniciativas legítimas com moedas digitais, entretanto, é necessário seguir algumas dicas para não cair em golpes:
- Verifique se um fornecedor / instituição de caridade é legítimo e aceita criptomoeda antes de enviar pagamentos / doações.
- Realize uma extensa pesquisa sobre possíveis oportunidades de investimento.
- Não use suas contas bancárias pessoais para atividades relacionadas ao trabalho em casa ou forneça as informações da sua conta bancária a alguém que não esteja nomeado na conta.
- Entre em contato com a polícia antes de pagar chantagens e / ou tentativas de extorsão e antes de converter seu dinheiro em criptomoeda para pagá-las.
Leia também: Em meio à crise, demanda por anonimato com Bitcoin e criptos cresce
