Sell in May and go away é uma expressão bastante conhecida no mercado de ações, principalmente americano. Como o nome já diz, é uma frase que informa aos investidores para liquidar suas posições em Maio, para evitar uma queda sazonal no mercado de equities.

Caso o conselho seja seguido à risca pelo investidor, ele deve vender suas posições em Maio e voltar apenas em Outubro, ficando de fora do mercado durante a queda sazonal. Alguns investidores acreditam que esta estratégia seja melhor do que ficar posicionado durante o ano todo.

Essa estratégia é baseada no histórico de queda de retorno de algumas ações durante o período de Maio a Outubro, quando comparado com o período de Novembro a Abril.

sell in may and go away

Fonte: https://www.wallstreetdaily.com/2015/05/06/sell-in-may-market-anomaly/

É possível visualizar que há uma notável queda de retorno entre os meses de Maio e Outubro, quando comparamos aos meses de Novembro a Abril. O índice analisado é o Standard & Poor’s 500, que é composto por 500 ativos cotados nas bolsas de NYSE e NASDAQ.

E no mercado de criptoativos?

Será que no mercado de criptoativos a estratégia do Sell in May and go away é aplicável e faz sentido?

Como calculado anteriormente em nosso post Finanças e criptoativos, foi mostrado que o retorno mensal médio do bitcoin, de julho/2010 até abril/2018, foi de 0.2373, ou seja, cerca de 23,73%. Agora utilizaremos esta mesma base de dados retirada a partir do Yahoo Finance para analisar os retornos médios nos seguintes períodos: Maio – Outubro e Novembro – Abril.

sell in may and go away

 

Analisando os dados de retornos mensais e filtrando apenas os períodos de Maio a Outubro, chegamos ao gráfico representado acima. O retorno mensal médio neste período é de 12,73%.

sell in may and go away

 

Em contrapartida, o retorno médio mensal para os períodos de Novembro a Outubro é de 31,69%.

É possível que a estratégia do Sell in May and go away seja utilizada por investidores até mesmo no mercado de criptoativos, o que pode ser um dos causadores desta queda sazonal nos retornos do mercado entre os meses de Maio a Outubro. Além disso, é importante levar em consideração que o período de Novembro a Abril envolve diversas festividades que o mercado aponta como responsável por algumas quedas na cotação do bitcoin, como é o caso do  ano novo chinês, por exemplo, que ocorre no mês de Fevereiro.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br