A companhia de linhas aéreas da Argentina, Flybondi, será a primeira a disponibilizar suas passagens aéreas em NFT com venda através do site travel.xyz utilizando o USDC como moeda.
Passagens aéreas em NFT na Argentina
A revolução proporcionada pelas criptomoedas e tecnologia blockchain continua acontecendo em frente aos nossos olhos, desta vez atingindo a trilionária indústria das linhas aéreas e, potencialmente, mudando a forma como interagimos com nossas passagens aéreas em NFT.
Segundo reportado pela Bloomberg Linea, a companhia aérea da Argentina chamada Flybondi, especializada em serviço de transporte aéreo de baixo custo, será a pioneira em utilizar a tecnologia blockchain dos tokens não-fungíveis para as operações de “tickets” e passagens registrados on-chain, em redes descentralizadas e não permissionadas, com a possibilidade de comercialização e transferência de cada passagem aérea em NFT.
A tecnologia dos NFTs ganhou muito destaque dentro do mercado de colecionáveis e imagens de perfis, mas muitos analistas (eu, inclusive) acreditam que seu verdadeiro potencial ainda está sendo muito pouco explorado, no que tange áreas de maior utilidade para demandas do mundo real como documentação, certificação, escrituração, ingressos para eventos e, por que não, passagens aéreas em NFT.
Ao armazenar as passagens na blockchain, seus proprietários podem contar com a segurança de uma rede descentralizada, além da transparência e facilidade de acesso em qualquer lugar do mundo, de qualquer aparelho com uma carteira como a Metamask, ou outras implementações semelhantes, ou simplesmente um explorador de blocos livre.
Esquecer a passagem aérea em casa não é mais um problema.
A companhia também consegue mais segurança durante a verificação de autenticidade do ticket, além de redução de custos com armazenamento em servidores digitais centralizados nas versões online das passagens.
E para o cliente, isso poderia acabar com a enorme burocracia e dificuldade para trocar, cancelar ou transferir para outro titular. No caso de imprevistos (ou qualquer outro motivo), será possível vender a passagem aérea em NFT no mercado aberto, ou simplesmente transferir para outra pessoa.
Este fato também pode abrir portas para que um novo mercado mais descentralizado seja formado, de revendedores de passagens aéreas, tornando a intermediação de turismo mais acessível e competitiva – o que deve reduzir os custos para os usuários.
Este experimento proporcionado pela Flybondi pode servir como exemplo para que outras indústrias também comecem a desenvolver soluções semelhantes e as possibilidades são quase infinitas. É uma verdadeira revolução.
Venda com USDC pelo Binance Pay
As passagens aéreas em NFT serão oferecidas em parceria com a empresa TravelX, através do site travel.xyz, mas essas passagens também poderão ser compradas através da stablecoin USDC, em parceria com a Binance Pay.
Segundo a TravelX, a aliança inaugura uma era em que “a indústria de viagens e o novo mundo da Web 3.0 convergem para proporcionar uma experiência muito mais flexível aos viajantes, gerando ao mesmo tempo novas fontes de receita e uma forte redução de custos transacionais para as companhias aéreas. ”.
“Estamos muito felizes em usar a tecnologia blockchain para dar a maior liberdade aos nossos clientes”, disse o CEO da Flybondi, Mauricio Sana, sobre a aliança com a TravelX, enquanto o CEO e cofundador desta última empresa, Juan Pablo Lafosse, disse: “muito em breve veremos muitas outras companhias aéreas seguirem o exemplo”.
Ignacio Carballo chefe de cripto e finanças alternativas da Americas Market Intelligence também se pronunciou sobre a inovação das Flybondi com as passagens aéreas em NFT.
“Com a tokenização e a revolução NFT, as oportunidades são inimagináveis: qualquer ativo digital pode a priori ser descentralizado e negociado com mais facilidade”, disse Ignacio. “O anúncio da FlyBondi e da TravelX é um passo disruptivo no que já é a principal área em termos de volume de e-commerce na indústria hoteleira e turística em todo o mundo”, acrescentou.
“A contribuição mais disruptiva será a possibilidade de o ingresso ser transferido ou revendido para outra pessoa. Isso contribuirá para um novo mercado secundário que, sem dúvida, impulsionará a indústria [aérea]”.
Mais sobre a revolução cripto
Se você deseja conhecer mais sobre a revolução que está sendo proporcionada pela descentralização através das criptomoedas, confira este vídeo onde os dois analistas do Cointimes, Gustavo Marinho e Vinícius Barbosa (Vini Barbosa), conversam sobre o tema, inclusive sobre as aplicações de uso dos tokens não-fungíveis para demandas como essa:
Compra de passagens aéreas e reserva de hotéis com criptomoedas
Apesar da grande inovação e novidade com a venda de passagem aérea em NFT, a adoção das criptomoedas pela indústria do turismo já vem ocorrendo há um tempo. A Travala, por exemplo, é uma plataforma de venda de passagens aéreas, reserva de hotéis e outros produtos turísticos que aceita uma enorme variedade de criptomoedas e tokens blockchain como pagamento.
No começo de agosto de 2022, eu mesmo cheguei a testar a plataforma, realizando uma reserva de um hotel para um evento em São Paulo pagando com nano (XNO).
Booking a hotel room in Brazil with @nano + @travalacom.
— vinibarbosa.Ӿ (@vinibarbosabr) August 2, 2022
From the moment I found the room, to the booking order being successful, the whole process took less than 13 minutes, and mostly because I was trying to figure out a few things. Great UX so far!
Just use #nano. $XNO pic.twitter.com/NLOIOytLSM
Leia mais: