Neste artigo você vai poder conhecer um pouco mais sobre a criptomoeda Nano (ticker:XNO). Quando foi criada; o que ela pretende alcançar; como funciona sua tecnologia; protocolo e rede; e como se conectar com a comunidade e o ecossistema.

Sumário

  • O que é Nano?
  • Fundação, criação e distribuição da Nano
  • Teste agora de forma gratuita;
  • A tecnologia Block-lattice (enviar/receber);
  • O método de consenso ORV;
  • Comunidade Nano.

O que é Nano?

“Nano é dinheiro digital descentralizado, sustentável e seguro focado em lidar com as ineficiências presentes no sistema financeiro.”

“Desenhada unicamente para fornecer transferências de valor de forma simples, nano devolve poder ao indivíduo com o dinheiro digital mais eficiente e acessível possível, conectando cada indivíduo com a economia global e com o mínimo impacto”.

“Nano oferece uma experiência intuitiva, como deveria ser para qualquer moeda digital – sem complicações, sem taxas de rede e sem esperas.”

*Essa descrição é encontrada na seção de perguntas e respostas (FAQ) do site nano.org.

Toda a documentação, construída de forma colaborativa e aberta, pode ser acessada aqui.
Caso você queira auditar ou colaborar com os códigos ou desenvolvimento, pode acessar o GitHub:nanocurrency.

Fundação, criação e distribuição da Nano

No dia 24 de outubro de 2015, Colin LeMahieu fez uma publicação no conhecido fórum Bitcointalk.org intitulada “Block lattice”.

captura de tela da postagem sobre nano e block lattice de colin no forum bitcointalk.org. Citação a seguir.

“Olá a todos, eu desenhei um sistema cujo, por falta de um termo melhor, chamei block lattice.
A ideia é cada conta no sistema ter uma block chain que é controlada apenas por ela, todas as chains são replicadas para todos os pares na rede.
A vantagem de fazer assim é cada conta poder ordenar suas próprias transações significando que nenhuma prova além da assinatura digital é necessária.
Eu acredito que isso anda um longo caminho na direção da escalabilidade ao remover intervalo de blocos, mineração, taxas de transação, etc e gostaria de saber o que todos pensam a respeito”.

Conta gênesis (criação)

O primeiro passo após a postagem foi a criação da conta Genesis com 2¹²⁸ – 1 raw, que equivale a Ӿ340,282,366.920938463463374607431768211455 (você pode verificar o primeiro bloco aqui).

O reconhecimento dessa conta gênesis com esse único bloco inicial é o que garante que nenhuma nova unidade da moeda será emitida, já que todos os blocos subsequentes devem, obrigatoriamente, ter sua origem do primeiro e qualquer usuário pode rastrear as transações e auditar a rede por conta própria através dos exploradores de blocos ou, ainda melhor, com um node próprio.

Distribuição

O segundo passo foi definir como as unidades seriam distribuídas para o mercado da forma mais justa possível e decidiram implementar um sistema novo de distribuição por faucets (torneiras) onde qualquer pessoa com acesso à internet poderia resolver captchas complexos em troca do recebimento de algumas unidades, proporcionais ao tempo e recursos empregados nas resoluções.

Clique aqui para mais detalhes sobre o método de distribuição.

Fundo de desenvolvimento

Em outubro de 2017, dois anos após a criação da conta gênesis e início da distribuição, o faucet foi encerrado em uma decisão por parte da comunidade, tendo realizado a distribuição de Ӿ133,248,297.​​920938463463374607431768211455 (aproximadamente 39% do suprimento total). Dessa quantidade distribuída, Ӿ7,000,000.00 (5% do total circulante) foram destinadas para o fundo de desenvolvimento, em controle da Nano Foundation, que hoje (18-nov-21) possui apenas Ӿ300,000.00 (0,2% do total circulante).

Queima (burn adress)

O restante das unidades não distribuídas (~61% do suprimento total emitido) foram enviadas para um endereço de queima (burn adress: nano_1111111111111111111111111111111111111111111111111111hifc8npp) e estão definitivamente impossibilitadas de serem postas em circulação, sendo os Ӿ133,248,297.​​92 a oferta máxima, total e fixa, podendo apenas diminuir a oferta circulante caso unidades sejam queimadas ou perdidas pelos usuários.

Pode-se dizer então que nano (xno) é definitivamente não-inflacionária.

Teste XNO agora de forma gratuita

A melhor maneira de conhecer e tirar conclusões próprias sobre uma nova tecnologia ou ferramenta é usando.

Infelizmente, no mercado de criptomoedas e também em alguns outros mercados, fazer testes pode sair caro (eu mesmo já perdi muito dinheiro fazendo “testes” por aí e acredito que muitos de vocês também).

Felizmente, como a comunidade da nano foi construída em torno de distribuições gratuitas em seu início, muitos membros e desenvolvedores mantêm essa cultura dos faucets viva de forma voluntária.

Além de serviços e costumes que são desenvolvidos para facilitar o primeiro contato.

Veja abaixo como você pode conseguir algumas unidades de forma gratuita para testar:

  1. Escolha e configure uma carteira para você;
  2. Visite os faucets disponíveis mantidos por membros da comunidade;
  3. Descubra outras maneiras;
  4. Receba o pagamento por produtos ou serviços em nano;
  5. Receba cashback em nano por compras realizadas na internet.
  6. Cadastre seu negócio no hub da comunidade;

Confira o potencial da nano como dinheiro digital através deste vídeo feito pela comunidade:

Como comprar nano

Você também pode negociar nano (XNO) em exchanges ao redor do mundo, clique aqui para saber em quais.

Como funciona a tecnologia Block-lattice

A Block lattice (grade ou rede de blocos), diferente da blockchain, permite uma relação assíncrona entre os blocos assinados e validados na rede. Que não precisam seguir um posicionamento linear na ledger e são independentes entre si.

Na block lattice, cada conta tem sua própria blockchain (cadeia ou corrente de blocos), no whitepaper da nano elas são chamadas de account chains.

Desenho das account chains da nano (xno), com 3 contas cada um com 3 cadeias de blocos independentes.
Funcionamento das account chains (imagem retirada do whitepaper)

Cada node define por conta própria e de forma auto-soberana quais blocos (ou transações) ele irá confirmar como legítimas – acrescentando em sua própria ledger.

Uma transferência de fundos é composta por dois blocos (duas transações), sendo um de enviar (send) e outro de receber (receive).

Uma account chain só pode ser atualizada pelo proprietário da conta, o que significa que cada chain pode ser atualizada imediatamente e de forma assíncrona do resto da estrutura do bloco. Isso resulta em transações rápidas.

Uma vez que os blocos só podem ser adicionados pelo proprietário de cada cadeia de contas, a transferência de fundos de uma conta para outra requer duas transações: uma transação de envio deduzindo o valor do saldo do remetente e uma transação de recebimento adicionando o valor ao saldo da conta de recebimento.

Infográfico demonstrando o funcionamento da block-lattice com diversas contas se comunicando.
Funcionamento da block-lattice (imagem retirada do whitepaper)

Enviando e recebendo nano (xno)

Enviando nano

O bloco de Envio – Send contém como informação o endereço da conta que está enviando, a quantidade enviada, o balanço atualizado da conta, o endereço da conta de quem recebe, o nó (node) que está validando a transação, a data e hora da emissão do bloco e o registro do bloco anterior, utilizado para validar este novo bloco e que continha a informação mais atualizada do balanço da conta.

Este tipo de bloco gera uma ação de subtração no balanço da conta de quem envia.

Após um bloco de Send ser registrado na rede, atingindo o consenso, ele é irreversível.

Pendentes ou Prontas para receber

Neste momento, as unidades de nano já saíram da conta do remetente e estão registradas como Pendente (pending) ou Prontas para receber (ready to receive) até que a conta recebedora gere seu próprio bloco de Receive.

Transações pendentes já estão confirmadas e ficam cimentadas (cemented) na rede para sempre, apenas aguardando o outro bloco ser gerado.

Recebendo nano

O bloco de Receive contém como informação o endereço da conta que está recebendo, a quantidade recebida, o balanço atualizado da conta, o endereço da conta de quem envia, o Representante (representative) que está votando pela transação na rede, a data e hora da emissão do bloco e o registro do bloco anterior, utilizado para validar este novo bloco e que continha a informação mais atualizada do balanço da conta.

Este tipo de bloco gera uma ação de adição no balanço da conta recebedora.

Todas as transações ocorrem de forma assíncrona e precisam de um bloco anterior válido para serem consideradas válidas.

Para conseguir visualizar como funciona a Block-Lattice, você pode assistir este vídeo que demonstra os primeiros blocos saindo da conta gênesis e atualizando as grades de blocos das contas seguintes.

O método de consenso ORV

O mecanismo de consenso de Votação Aberta por Representante (ORV – Open Representative Voting) fornece segurança com extrema eficiência usando votação delegada baseada em peso, permitindo que o consenso seja alcançado com uso mínimo de recursos.

Cada conta possui poder de voto de acordo com seu balanço. Ӿ1 nano = 1 voto, sempre.

Não é preciso congelar os fundos através de staking, da mesma forma que não existe recompensa monetária direta por participar do consenso.

O incentivo é manter a rede segura para que ela seja utilizada, simples assim.

Quanto maior o balanço de uma conta, mais incentivos essa conta tem para manter a integridade e segurança da rede.

Apesar disso, as contas podem delegar seu poder de voto para outros nodes e re-delegar a qualquer momento para outro representante caso queira.

Quorum na nano

Quando 67% do poder de voto (através dos nodes) confirma um bloco (adicionando este bloco em sua própria ledger), ele se torna definitivamente confirmado pela rede, mas ainda assim, devido à característica assíncrona, blocos já possuem finalidade determinística em suas próprias account chains (ou em qualquer node que o tenha cimentado) e não podem ser revertidos nem por um Representante Principal (PR – Principal Representative).

Para se tornar um representante principal, um node precisa ter um mínimo de 0,1% do poder de voto.

O consenso normalmente é atingido de forma passiva em aproximadamente 0,33 segundo com a rede funcionando em condições normais e o “poder de voto” só acaba sendo realmente necessário para situações muito específicas de conflito, como durante uma tentativa de ataque à rede.

Representantes principais

É importante ressaltar que, ao escolher um representante para sua conta, você está apenas delegando seu poder de voto para que ele possa contribuir com a descentralização do consenso sem a necessidade de você manter um node online e votante 24h/7d.

O representante não tem poder nenhum nas transações efetuadas em sua conta, nem sobre os fundos. Você (com sua seed devidamente guardada) é o único responsável e no controle de suas nanos.

Comunidade da Nano

Muitos entusiastas dizem que encontraram na comunidade da nano o mesmo espírito que era visto na comunidade do bitcoin em seu início.

Desenvolvedores, economistas, donos de negócios, comerciantes, usuários, entusiastas de tecnologia e inovação em busca de solucionar problemas existentes no sistema financeiro e monetário tradicional (e também em outros nem tão tradicionais assim).

Normalmente é uma comunidade bem receptiva, cujo foco está em diagnosticar problemas e encontrar soluções. Desenvolver uma tecnologia de código aberto em um ecossistema descentralizado que busca cada vez mais descentralização e auto-soberania para os indivíduos.

As equipes envolvidas dificilmente irão focar as discussões em torno de tentativas de gerar “fomo” ou “pumps” no preço. A atitude normalmente é de construir algo (e um ecossistema) que seja valioso por trazer valor real à qualquer um que o utilize. De forma orgânica, através da conscientização, do compartilhamento de informações relevantes e da adoção da nano como moeda.

Caso você tenha aplicativos, integrações, serviços, seja um negócio que aceita nano ou qualquer outra forma de se conectar com a comunidade, acesse o Nano HUB e sugira a inclusão de seu app, site, serviço ou negócio em “suggest item”.

Caso você queira estar mais ativo na comunidade, alguns focos de discussão são:

Clique aqui para saber como comprar, vender e trocar XNO.

Leia mais:

Amazon se recusa a pagar taxas altas e pode estar se aproximando da Nano

Nano, Cannabis, Jay-Z e como eles estão relacionados

Nano ganha novo ticker e símbolo monetário

Criptomoeda Nano sobe 60% com expectativas de ser aceita pela Tesla

Nano e tecnologias libertárias: um papo com Kaique Nunes

Nano dobra de preço nesta quinta-feira e acumula alta de 367% na semana

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.