Hoje (sábado – 13/11) foi lançado oficialmente o novo ticker e símbolo monetário da nano pela Nano Foundation.

Nano é uma criptomoeda criada em 2014 por Colin LeMahieu, que se diferencia principalmente por ter transações rápidas, sem taxas e um supply fixo já totalmente distribuído.

O ticker para nano

O novo ticker nano foi escolhido para se adequar ao padrão ISO (Organização Internacional de Padronização) de ativo supranacional (não pertencente a nenhuma nação). Para isso se utiliza o X e mais duas letras de identificação. Como o Ouro (ticker:XAU) ou a Prata (ticker:XAG), agora temos Nano (ticker:XNO).

Com essa mudança, a Nano Foundation pretende preparar o caminho para inclusão oficial da XNO no mercado de Forex mundial e facilitar a adoção e representação por todos os indivíduos e negócios ao redor do globo. Diminuindo as barreiras de implementação e criando algo que possa ser compreendido e replicado no mundo inteiro, sem limitações linguísticas.

A Fundação também afirma que já está em contato com as exchanges e outros serviços terceiros auxiliando na troca do ticker, então deveremos ver uma mudança gradual conforme cada um realize a substituição em seu próprio tempo.

Na comunidade, os desenvolvedores já estão realizando as devidas mudanças em seus aplicativos.

O símbolo monetário

Além do ticker, Nano também recebe o Ӿ que é um caractere Unicode (U+04FE) como representação monetária e também como nova identidade da nano como dinheiro digital.

O símbolo pode ser representado com uma ou duas linhas horizontais, da mesma forma como ocorre com outras moedas.

Por que o X e não o N?

A moeda naira, da Nigéria, já utiliza o símbolo ₦ para sua representação monetária.

Além disso, como o foco da nano, segundo a Nano Foundation, é se tornar uma moeda referência para ser utilizada globalmente de forma descentralizada, o Ӿ parece uma escolha óbvia já que ele representa a categoria de ativos supranacionais no mercado financeiro.

O logo antigo (que pertence à Fundação) recebe agora a inclusão da palavra “Foundation” para evitar confusões. Essa decisão ocorreu após uma discussão no principal servidor de Discord da comunidade, quando ficou decidido separar o que é XNO, como dinheiro digital, do que é Nano Foundation, uma das instituições participantes no desenvolvimento do código e no trabalho para aumentar a adoção da moeda.

Para saber mais:
ticker:XNO
Comunicado oficial em inglês

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.