A exchange FTX lançará um cartão de débito Visa em 40 países para permitir que seus clientes paguem por bens e serviços usando criptomoedas.
Inicialmente, o cartão será distribuído aos clientes FTX apenas na América Latina, Europa e Ásia. Os usuários que estiverem na lista de espera serão notificados via e-mail quando o cartão estiver disponível em seus respectivos países.
A FTX havia lançado este mesmo cartão nos Estados Unidos no início deste ano.
Cartão FTX: taxas baixas, mas sem vantagens
O saldo cripto do titular do cartão FTX será debitado no ponto de venda sem que o FTX cobre quaisquer taxas administrativas ou de processamento, embora terceiros possam cobrar uma taxa.
“Estamos entusiasmados com a parceria com uma das maiores redes de pagamento do mundo para dar aos nossos usuários a capacidade de usar suas criptomoedas para financiar compras em milhões de comércios ao redor do mundo,” disse Sam Bankman-Fried, CEO da FTX, em um comunicado à imprensa.
O cartão permitirá que clientes FTX gastarem diretamente seus saldos cripto sem ter que lidar com atrasos e taxas associadas à conversão de criptomoedas em moedas fiat.
Embora a FTX não tenha divulgado quais ativos cripto os clientes podem gastar, os clientes nos EUA podem usar primeiro os saldos em dólares americanos. Se o saldo em USD de um cliente for insuficiente, o cartão usará o maior saldo cripto de propriedade do cliente.
Ao contrário do cartão de crédito da BlockFi, também lançado em parceria com a Visa, os cartões FTX atualmente em uso nos Estados Unidos não oferecem recompensas.
A FTX não divulgou os critérios de elegibilidade para os solicitantes do cartão.
A concorrente Visa Mastercard fez uma parceria com a Coinbase no início deste ano para permitir aos clientes da Coinbase comprar tokens não-fungíveis (NFTs) usando um cartão de débito ou crédito Mastercard, mas os volumes de vendas têm sido pouco expressivos.
Após o anúncio, o token nativo da FTX, o FTT, subiu para US $26,82, antes de cair para $24,40 no momento da redação.
De acordo com a CoinMarketCap, o token FTT é usado como garantia em certos produtos derivados. Ele não está disponível para clientes nos Estados Unidos. O token atingiu o máximo histórico de US $80,49 em setembro de 2021.
Leia também: