Cointimes

Fundos perdidos em DeFi ultrapassam fundos alocados em DeFi

relatório cointimes DeFi

Ao comparar o total de fundos perdidos em hacks e exploits no ecossistema DeFi, o número supera em mais de duas vezes a quantidade total de fundos alocados em DeFi, medido pelo Valor Total Bloqueado (TVL) no ecossistema.

Saiba mais: O que é TVL e como usar para encontrar bons projetos?

Fundos perdidos > Fundos alocados

Em maio de 2022, o ecossistema DeFi se posicionou entre os maiores bancos do mundo em valor total alocado – ou valor total bloqueado, no “idioma” das finanças descentralizadas, ao se referir ao TVL (Total Value Locked).

Saiba mais: Mercado de DeFi já seria um dos maiores bancos do mundo

Em um sistema ainda experimental e com tanto capital alocado, era de se esperar que ele se tornasse um alvo atrativo para ladrões, golpistas e outros atores maliciosos que queriam “tirar sua casquinha”.

Um relatório da Chainalysis de janeiro de 2022 demonstrou essa “janela de oportunidade” que se abriu para os criminosos, dentro do mercado DeFi.

Saiba mais: Ascensão de DeFi levou a novas oportunidades para criminosos, diz Chainalysis

E um outro relatório de abril do mesmo ano, trouxe dados ainda mais chocantes, evidenciando que 97% das criptomoedas roubadas em 2022 vieram de DeFi.

TVL atual em DeFi

Dados da DeFi Pulse mostram que, no momento da redação em 07 de outubro de 2022, as Finanças Descentralizadas possuem cerca de US $28,05 bilhões em TVL – ou fundos alocados.

Gráfico de TVL em DeFi.
DeFi Pulse

Enquanto dados da DeFi Yeld mostram que, no mesmo momento, o total de fundos perdidos já totaliza cerca de US $60,99 bilhões.

$60.997.974.030 dólares de fundos perdidos em DeFi
DeFi Yeld – Rekt Data

Mais de duas o que está investido nas plataformas já foi perdido nestes exploits e vulnerabilidades.

O pior deles no mês, ainda segundo o monitoramento da DeFi Yeld, foi o exploit recente na Binance Smart Chain (BSC), somando cerca de US $89,5 milhões perdidos.

BSC Token com as perdas registradas no dia 05/10/22.

Este roubo fez com que a BNB Chain fosse deliberadamente desligada temporariamente, por decisão da equipe por trás da blockchain permissionada (com validadores escolhidos pela entidade responsável), levantando discussões e questionamentos sobre a descentralização da rede e também fragilizando a credibilidade sobre a segurança dos projetos construídos sobre ela, que podem ter suas atividades interrompidas arbitrariamente a qualquer momento – conforme demonstrado na manhã desta sexta-feira (07).

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading