Passfolio

Considerando a quantidade total de ativos sob administração de todos os maiores bancos do mundo, o mercado DeFi ocuparia a 31ª posição dos Estados Unidos.

Mercado DeFi estaria entre os maiores bancos do mundo

O mercado DeFi (Decentralized Finance) revolucionou a forma como as pessoas se relacionam com finanças, ao apresentar a possibilidade de que esta interação seja realizada de forma descentralizada, transparente, pública e não-permissionada, através da tecnologia blockchain.

Sob esta perspectiva, sob a liderança revolucionária do Bitcoin (BTC) como dinheiro e moeda descentralizada, criou-se um novo ecossistema mais abrangente, que abraçou outros segmentos das finanças.

Este é o mercado da Finanças Descentralizadas (DeFi), que abrange uma série de plataformas de primeira camada que servem como infraestrutura para criação de aplicativos descentralizados, protocolos de segundas e terceiras camadas, exchanges descentralizadas, contratos inteligentes diversos, marketplaces, serviços de liquidez e empréstimo, entre outros.

Passfolio

De forma geral, o mercado de finanças descentralizadas abrange, não apenas serviços naturais de bancos, mas também diversas outras instituições financeiras tradicionais, assim como ferramentas completamente novas, abrindo novas portas e possibilidades para os usuários (como os contratos inteligentes e tokens não fungíveis).

Se compararmos o valor total bloqueado (TVL) atual deste riquíssimo ecossistema DeFi, com a capitalização dos ativos sob gestão dos maiores bancos do mundo, este mercado poderia ser considerado como o 31º maior banco dos EUA sob esta métrica.

imagem mostrando os 31 maiores bancos dos estados unidos e o mercado defi
Fonte: Andreessen Horowitz – State of Crypto Report

No primeiro lugar do ranking, está o JPMorgan Chase, com mais de US $3 trilhões em ativos sob gestão, de acordo com relatório da a16z.

O mercado DeFi hoje contém aproximadamente US $120 bilhões em capital bloqueado nas plataformas, representando cerca de 4% do que o maior banco do mundo possui em carteira.

Saiba mais: Este mercado cresceu do $0 a $100 bilhões USD em dois anos

O crescimento DeFi foi bastante expressivo em 2021 e, apesar de uma queda forte, perdendo mais de 50% do valor em comparação ao seu melhor momento, o ecossistema ainda se mantém saudável.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.