Sabe de qual mercado estamos falando, com um crescimento tão expressivo de 0 a 100?

DeFi: Do $0 a $100 bilhões de dólares

O mercado DeFi (Decentralized Finance) passou por um crescimento médio anual que perde apenas pelo crescimento do Bitcoin, que saiu de US $0 a US $1 trilhão em 13 anos (média de ~$76 bilhões ao ano).

Quem nos apresenta esta métrica incrível a respeito da indústria das Finanças Descentralizadas, é o mais recente relatório publicado pela a16z.

Fonte: Andreessen Horowitz – State of Crypto Report

No gráfico, com dados coletados do portal Defillama, vemos um Valor Total Bloqueado (TVL) que sai de pouco mais de zero dólares, supera os US $200 bilhões e no momento se encontra estacionado pouco acima dos US $100 bilhões.

Passfolio

Parte deste recuo de cerca de 50% do final de 2021 para a metade de 2022 está alinhado a um grande movimento econômico global, onde diversos mercados estão sofrendo com perdas drásticas. Isso vale para DeFi, para outras criptomoedas (como o BTC) e também para bolsas de valores e ações.

Saiba mais: Um estudo em vermelho: O inverno cripto de 2018 e o que podemos aprender com ele

A velocidade de crescimento do mercado DeFi surpreendeu muitos investidores e colocou grandes projetos em evidência, competindo (e colaborando) para conseguir mordiscar uma parte de todo este capital que passou a entrar neste novo ecossistema altamente disruptivo para os sistemas financeiros como nós conhecemos.

O grande sucesso desta tecnologia está na descentralização sobre a custódia de ativos, aplicações financeiras e capacidade de troca, sem a necessidade de um prestador de serviço central – como as exchanges, por exemplo.

O mercado DeFi também oferece uma transparência sobre rendimentos que obedecem verdadeiramente as leis econômicas de oferta e demanda, através das Pools de Liquidez (LPs) que precifica ativos em relação aos seus pares, de acordo com a liquidez disponível destes ativos perante o outro, que está sendo trocado.

Mesmo com um crescimento geral tão expressivo, a maior parte dele ocorreu em um período de tempo ainda menor que dois anos, já que observamos no gráfico, uma onda de alta bastante agressiva a partir de julho de 2021, até o pico. Criando um crescimento acelerado de US $100 bilhões que ocorreu em pouco menos de 6 meses.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.