Embora a OpenSea já pareça ganhar a maior parte do tráfego do mercado de NFT, as vitrines concorrentes ainda estão se esforçando para encontrar seu nicho e se preparar para um futuro onde NFTs significam mais do que JPGs negociáveis. 

Justin Kan, o fundador da Twitch, é um deles e acredita que a Solana “é o futuro dos jogos”. O empresário, junto com uma equipe de veteranos do meio digital, pretende lançar um novo mercado de tokens não fungíveis (NFTs) para jogos em blockchain. 

O marketplace chamado Fractal é baseado na rede da Solana e foca na comercialização de avatares, skins, terrenos e demais produtos digitais em forma de NFTs de jogos play-to-earn. 

Normalmente, cada jogo baseado em blockchain tem seu próprio marketplace oficial, mas a ideia da Fractal é unir esses produtos em um único lugar. Conforme anunciado pela empresa, “nossa missão é criar uma plataforma aberta para a livre troca de bens digitais. Os jogadores serão capazes de descobrir, comprar e vender NFTs de jogos no Fractal, por meio de um mercado primário e um mercado secundário (negociação p2p).”

Passfolio

A escolha de começar pela rede da Solana se justifica pelo fato de que a rede se tornou destino de muitos jogos promissores por oferecer taxas mais baratas e processar 65 mil transações por segundo, um número muito maior do que o Ethereum.

“Estamos começando com o blockchain Solana, pois vemos o baixo custo e a alta velocidade das transações como algo atraente para os criadores de jogos que desejam ter um grande número de ativos no jogo.”

Em breve, os NFTs dos games construídos na Solana como Star Atlas, Aurory, DeFi Land e muitos outros, poderão ser negociados através da Fractal. 

prévia da plataforma fractal
Prévia da plataforma – Fonte: Fractal 

A plataforma não está disponível por enquanto, mas a expectativa é que seja lançada nas próximas semanas. Nesse meio tempo, a Fractal foca em aumentar o seu catálogo de jogos suportados.

O futuro dos jogos 

Ao TechCrunch, Justin Kan disse acreditar que a Solana “é o futuro dos jogos”, mas que o plano é tornar a plataforma uma espécie de ponto de partida para jogos de diferentes blockchains, no qual os usuários podem comprar NFTs exclusivos na pré-venda e ajudar financiar os próprios jogos.

justin kan é o fundador da twitch
Justin Kan durante evento – Fonte: TechCrunch

“A Twitch já é uma grande parte do metaverso: mais e mais pessoas estão vivendo partes importantes de suas vidas online. Fractal é o próximo passo”, disse Justin Kan ao anunciar o lançamento do marketplace.

Embora esse seja o primeiro projeto cripto fundado por Kan, o empresário já possui fortes laços estabelecidos com o setor. Investidor de criptomoedas desde 2013, Kan foi consultor de projetos descentralizados que se tornaram populares nos últimos meses, como Theta e Audius.

A equipe formada pelo idealizador do projeto é formada por David Wurtz, que foi cofundador do Google Drive e consultor do Shopify, Mike Angell, que é um veterano do e-commerce de vinte anos que já trabalhou na Fast and Shopify e também Robin Chan, que fundou e vendeu uma empresa de jogos para celular, XPD Media, para a Zynga, e anteriormente foi chefe da Zynga Ásia.

Vai ficar de fora do metaverso? Por causa do CoinGoBack Play, a escola de jogos NFT da maior plataforma de cashback em criptomoedas do Brasil, o Cointimes também está na Twitch! Siga-nos para saber das novidades dos jogos em blockchain, assistir gameplays e participar de sorteios exclusivos.

Passfolio