Promotores estão, supostamente, tentando uma sentença de prisão de oito anos para o fundador da corretora, o caso de fraude no valor de US $70 milhões está em andamento.
A acusação justificou o pedido de prisão do fundador da exchange Bithumb, Lee Jung-hoon, alegando que os danos infligidos foram significativos, informou a YNA, agência de notícias sul-coreana, em 25 de outubro.
Lee, o proprietário da corretora de bitcoin, é acusado de roubar milhões de dólares de Kim Byung Gun, presidente do BK Group, enquanto trabalhava na aquisição da Bithumb. Eles registraram, em conjunto, o consórcio da BTHMB e, com isso, cada um deveria obter uma participação de 50% exchange.
Documentos do tribunal indicam que Kim pagou a Lee 100 milhões de dólares como “taxa de contrato” após chegar a um acordo para administrar a corretora em conjunto após a aquisição. Além disso, os detalhes da transação exigiam que Lee listasse a Bithumb Coin (BXA), token emitido pelo BK Group através da Bithumb.
A corretora não listou BXA
Neste caso, os fundos gerados através da listagem potencial foram alinhados para cobrir os custos de aquisição remanescentes. Curiosamente, o token nunca foi listado na exchange, o que resultou em uma ação judicial por parte de Kim em 2020.
De acordo com o argumento da acusação, Lee não pretendia listar o token, sugerindo que ele havia usado essa retórica para convencer e então defraudar seu parceiro.
Ao mesmo tempo, as vítimas que investiram na BXA processaram tanto Kim quanto Lee. No entanto, Kim não foi acusado pelas autoridades por considerá-lo uma vítima.
“A estrutura deste caso é um típico contrato de venda de ações. As negociações foram realizadas durante 90 dias, e tanto o réu quanto Kim são especialistas, e advogados de escritórios de advocacia estiveram envolvidos em ambas as negociações,” argumentaram os advogados de Lee.
Além disso, os advogados de Lee afirmaram que o negócio foi feito de boa fé por Kim e tomaram medidas legais para evitar qualquer responsabilidade criminal. A audiência de sentença está marcada para 20 de dezembro de 2022.
Leia também: